É MEI? Veja como comprar carro com até 30% de desconto

Reduções incidem sobre o IPI e o ICMS. Medidas valem apenas para carros 0 KM.

Proprietários de empresas de pequeno porte, incluindo Microempreendedores individuais (MEIs), conseguem comprar carros com até 30% de desconto. Logo que receber os documentos referentes à empresa, o dono do pequeno negócio já pode comprar um automóvel a baixo custo.

O benefício é concedido diretamente pelas montadoras. Os descontos incidem sobre o IPIICMS do veículo. No entanto, os valores mudam de acordo com o modelo e marca que estão sendo negociados. Encaixa-se na categoria de MEI, o empresário com um faturamento anual de até R$ 81 mil.

As reduções para a compra com CNPJ valem apenas para carros 0 Km. O percentual varia conforme o modelo e a marca. Veículos utilitários, que são utilizados para serviço, normalmente possuem descontos maiores.

O limite para compras é de 80% deste valor, acima disso pode ser inviável.

Redução do valor pago nos acessórios também faz parte das vantagens em comprar um veículo utilizando o CNPJ. Sem contar que esse pedido pode ser feito diretamente na fábrica e livre do ganho das concessionárias.

Quais a desvantagens da medida?

Visto que a compra do veículo é realizada utilizando o CNPJ, o carro ficará atrelado à imprensa. No caso de atrasos no pagamento, as restrições poderão ser lançadas em nome da empresa e do empresário. Além disso, em caso de dívidas e inadimplência, o veículo poderá ser penhorado.

De acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), após comprar o veículo, é necessário que o CNPJ permaneça com o automóvel no nome da empresa por, por pelo menos, 12 meses. Caso não se cumpra esse prazo, a isenção do ICMS deverá ser devolvida. Isso significa que não será possível fazer dessa negociação um modelo de negócios.

O prazo de entrega e o pós-venda também pode ser maior por conta da negociação acontecer diretamente com a fabricante. É possível que algumas montadoras diminuam o tempo de garantia, por considerarem que a quilometragem do veículo será maior. Em alguns casos, a entrega pode levar até 50 dias.

Modelos disponíveis

Vale ressaltar que não são todos os carros incluídos na modalidade. A redução de valor não segue uma tabela fixa e varia segundo a marca.

Atualmente, os modelos de carros com desconto disponíveis são: Caoa Chery, Chevrolet, Citroen, Fiat, Ford, Hyundai, JAC, Jeep, Kia, Lifan, Mistsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota e Volkswagen.

Como comprar carro sendo MEI

Adquirir um automóvel utilizando essa modalidade exige que o empresário apresente alguns documentos relacionados à empresa no momento da compra, dos quais incluem:

  • Apresentação do contrato social no momento compra;
  • Apresentação da inscrição estadual vigente;
  • E-CNPJ (alguns fabricantes podem exigir).

Leia ainda: Caixa e Sebrae oferecem crédito de até R$ 125 mil para MEIs e pequenas empresas

Voltar ao topo

Deixe um comentário