Recentemente, a fintech mais famosa do Brasil, o Nubank, anunciou o lançamento de mais uma ferramenta na sua linha de serviços. Trata-se da função “Dividir Valor” que, assim como o próprio nome sugere, permite o compartilhamento de uma compra entre amigos e familiares.
O cálculo de quanto cada um deve pagar é feito automaticamente pelo aplicativo, que também envia uma notificação por e-mail ou aplicativo Nubank, para os casos de participantes que também são clientes do banco digital.
Como funciona a ferramenta?
Após realizar uma compra utilizando o famoso “roxinho”, seja na função débito ou crédito, o titular e responsável pela transação pode optar por dois caminhos a seguir:
- Ir ao histórico de compras com o cartão e selecionar aquela em que se pretende utilizar a função Dividir Valor;
- Ou então selecionar o atalho Dividir Valor diretamente na tela inicial do aplicativo. Neste caso, é necessário informar o valor que será dividido.
Feito isso, as próximas etapas consistem em:
- Selecionar o número de pessoas, além do próprio responsável pela compra;
- Detalhar o valor que cada um deverá pagar. Para isso, o aplicativo se encarrega de fazer a divisão. Mas se for necessário alterar o valor manualmente, também é possível;
- A partir daí, basta escrever uma mensagem abaixo do valor informado, como forma de explicar o motivo daquela cobrança;
Feito todas as etapas, os participantes receberão um lembre avisando sobre o pagamento, que pode tanto ser enviado via aplicativo do Nubank ou e-mail.
Pessoas que têm contas outros bancos
Caso a pessoa cobrada não possua conta no Nubank, há a opção de criar um contato temporário no aplicativo que permite compartilhar os dados da conta do Nubank por e-mail ou outras redes sociais.
A partir daí, correntistas de outras instituições podem utilizar dos dados compartilhados para a transferência do valor. Contudo, podem haver custos pelo serviço. No caso de operações entre contas do Nubank, não existe cobrança de tarifas.
No momento, o recurso está habilitado para apenas alguns usuários. A ferramenta, no entanto, é similar com a função “cobrar”, já conhecida pelos usuários do aplicativo.
Leia ainda: Nubank reduz taxas de juros em até 80% e permite parcelar fatura em até 12x