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Auxílio emergencial: Veja como fazer o cadastro nos Correios

Objetivo é auxiliar aqueles que não estavam conseguindo se cadastrar no site ou aplicativo do governo para receber o benefício.



Mais de 6 mil agências dos Correios de todo o Brasil começaram nesta segunda-feira, 8, o cadastramento ao auxílio emergencial da população mais vulnerável que não possui acesso a meios digitais.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo é auxiliar aqueles que não estavam conseguindo se cadastrar no site ou aplicativo do governo para receber o benefício. A inscrição é realizada sem nenhum custo por funcionários dos Correios.

Os cadastros serão repassados à Dataprev que analisará as informações de cada solicitante para a concessão ou negativa do pedido. Estima-se que a medida atenda cerca de 27 milhões de brasileiros.

Quem pode se cadastrar no auxílio pelos Correios?

Aqueles sem acesso a meios digitais. De forma gratuita, a solicitação para receber o auxílio é feita por um funcionário dos Correios. Demais interessados que tenham condições de acesso à internet, podem se cadastrar pelo site ou aplicativo da Caixa.

Calendário de solicitação

Para evitar filas e aglomerações, foi criado um calendário para a solicitação do auxílio nas agências dos Correios. Assim como utilizado para os pagamentos, o escalonamento leva em consideração o mês de nascimento do cidadão. Confira:

  • Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;
  • Terça-feira: nascidos em março e abril;
  • Quarta-feira: nascidos em maio e junho; (A partir de hoje)
  • Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;
  • Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Buscando agilizar os atendimentos, os Correios informam que boa parte das agências funcionarão de segunda a sexta, das 9h às 17h. Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima.

Qual a documentação necessária para o cadastro do auxílio?

Durante a solicitação do auxílio emergencial em uma agência dos Correios, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação oficial com foto que conste o nome da mãe do beneficiário;
  • CPF do beneficiário e dos membros que dependem da renda do titular;
  • Dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar a abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.

Quem realizar a solicitação do auxílio emergencial nos Correios poderá acompanhar o pedido em qualquer agência da empresa. Para isso, é necessário apresentar o comprovante do atendimento e o CPF. Outra forma de consulta é pelos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev, Caixa ou pelo telefone 121.

Importante! Os Correios reforçam que não realizarão os pagamentos do benefício, sendo esta etapa de responsabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF).

Leia ainda: Governo já tem calendário para pagar a 4ª parcela do auxílio emergencial?




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