O aplicativo brasileiro PicPay, que tem crescido vertiginosamente diante da pandemia do novo coronavírus, atua em um processo contínuo para a expansão de seus serviços. E a novidade da vez da fintech é a inclusão do cartão de débito e empréstimos para pessoas físicas.
Segundo o CEO do PicPay, Gueitiro Genso, os serviços representam o alargamento no negócio. “Nós entendemos que esses produtos estão prontos para ir ao mar aberto e ganhar escala”, afirma. “Por isso, decidimos criar uma unidade de negócios para reunir essas duas soluções, que são estruturantes para qualquer ecossistema financeiro”, complementa o CEO.
Cartão de débito virtual e empréstimo pessoal
Os preparativos para a estreia do cartão de débito na plataforma já estão sendo feitos. No entanto, além da concessão do cartão virtual, os usuário também irão poder pedir um cartão físico.
Outra novidade é que o aplicativo terá áreas para o gerenciamento das despesas, além de um recurso para pagamentos com o uso do QR Code, aceito em três milhões de estabelecimentos parceiros.
Veja também: Cartão Ourocard BB é isento de consulta ao SPC/Serasa e sem anuidade
Quanto ao empréstimo, o PicPay já desenvolve as operações iniciais, tendo ainda a necessidade de ajustes em função dos prazos e taxas.
No entanto, é importante destacar que a responsabilidade do PicPay se limita apenas a oferta do serviço. O financiamento das tarefas e a gestão dos riscos serão executados pelos parceiros, sendo o primeiro passo do Banco Original, controlador da plataforma.
Fintech brasileira PicPay
No final de 2019, o PicPay contabilizava 13,4 milhões de usuários, sendo 3,9 milhões deles ativos. Em maio de 2020, os números praticamente duplicaram, com aproximadamente 20 milhões de usuários, os quais são cerca de 8 milhões ativos.
Esses se juntaram a empresa no período da Covid-19, atingindo uma meta estabelecida para ser obtida apenas no final deste ano.
A partir da liberação do benefício do auxílio emergencial, a plataforma alcançou o número superior a 3 milhões de cadastros, isso só no mês de abril. Um fator importante no crescimento é que o uso do PicPay é obrigatório para as pessoas que recebem o auxílio da merenda escolar do governo estadual de São Paulo e das prefeituras de Jacareí (SP) e Duque de Caxias (RJ).
Ainda em janeiro deste ano, a fintech deu o pontapé inicial nos testes da modalidade cartão de crédito, juntamente com o Original.
Segundo o head do PicPay Card e Crédito, Frederico Trevisan, a instituição irá analisar todas as linhas de crédito, entre elas peer-to-peer, transferências pessoas e ofertas para pessoas jurídicas. “Temos, no mínimo, o potencial de alcançar toda a base de usuário da PicPay”, relatou.
Veja ainda: PayPal anuncia empréstimo rápido para MEIs e pequenas empresas de até R$ 2,5 milhões