Apesar de o cadastro para receber o auxílio emergencial ter se encerrado no dia 2 de julho, cerca de meio milhão de brasileiros ainda aguardam a análise de pedidos enviados via site ou aplicativo do governo para o recebimento do benefício. Estão nesse grupo aqueles que fizeram o requerimento da ajuda entre 17 de junho e a data limite.
Casos em que a resposta é negativa, os cidadãos ainda podem contestar da decisão e, por meio de uma segunda análise, serem aprovados para receber os R$ 600,00 ou R$ 1.200,00, no caso de mães de família. Independentemente da data de concessão, o beneficiário terá direito a cinco parcelas.
Caixa Tem bloqueado
Inicialmente, o valor do auxílio emergencial fica disponível para movimentação digital pelo aplicativo Caixa Tem, no pagamento de contas e boletos. Em seguida, por volta de um mês depois, o dinheiro poderá ser transferido ou sacado em outros bancos. Usuários com a conta do Caixa Tem bloqueada, poderão regularizar a situação do acesso a partir desta quinta-feira, 23.
O bloqueio no acesso acontece geralmente quando existe suspeita de fraude na utilização do benefício. Para esses casos, o beneficiário deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para a regularização. Para quem teve inconsistência cadastral, a recomendação é acessar o Caixa Tem e seguir as orientações da plataforma.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, quem receber o auxílio sem se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo governo será considerado um fraudador, sendo responsabilidade posteriormente pela atitude de má-fé. Para a devolução do dinheiro, o Ministério da Cidadania disponibiliza o site que permite, ao informar o CPF, emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da restituição do benefício.
Como tentar receber o auxílio emergencial?
Saiba o que fazer quando o benefício apresenta as seguintes mensagens:
- Pedido negado: acesse o site da Caixa; clique em “Acompanhe sua solicitação”; verifique o motivo de o pedido ter sido negado; caso alguma informação tenha sido cadastrada erroneamente, clique em “Realizar nova Solicitação”; verifique se os dados estão corretos e selecione a opção “Contestar essa informação”.
- Pedido em análise: deve aguardar o resultado do requerimento. Segundo a Datapreve, órgão responsável pelo processamento dos dados, cerca de 99,8% dos pedidos já tiveram uma resposta.
- Cadastro inconclusivo: quem receber esta mensagem deve complementar seus dados via aplicativo e site da Caixa para que os requerimentos sejam novamente processados. Cerca de 917 mil pessoas estavam “inconclusivas”, até a data de 10 de julho.
- Caixa Tem bloqueado por suspeita ou fraude: caso tenha recebido a mensagem “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, o beneficiário deve se ir até uma agência da Caixa para o desbloqueio. Lembrando que a visita deve a partir data de pagamento da próxima parcela do auxílio.
- Caixa Tem bloqueado por inconsistência cadastral: ao contrário do bloqueio no acesso por fraude, de acordo com a Caixa, cerca de 29% das pessoas estão com a conta social digital bloqueadas em razão de alguma “inconsistência cadastral”. Nesses casos, os beneficiários devem acessar o aplicativo Caixa Tem e solicitar o desbloqueio. A plataforma pedirá o envio de documentos. A partir daí, o acesso à plataforma é retomado em até 24 horas.
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