scorecardresearch ghost pixel



Ministério da Educação oferece 24.730 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos

Ao todo, 11 instituições federais de ensino vão ministrar aulas a distância. As inscrições estão abertas pelo site de cada instituição, sendo que cada unidade tem um prazo definido.



Olha a oportunidade gratuita de enriquecer o currículo durante a quarentena! O Ministério da Educação, por meio do Programa Novos Caminhos, abriu 24.730 vagas em cursos de qualificação profissional, todos de graça.

Ao todo, 11 instituições federais de ensino vão ministrar aulas a distância. As inscrições estão abertas pelo site de cada instituição, sendo que cada unidade tem um prazo definido.

Os cursos são totalmente online o que permite que pessoas de todo o Brasil possam participar dos processos seletivos. As aulas terão início em agosto com cargas horárias que vão de 160 a 400 horas.

Quais são as instituições?

Os institutos federais e as universidades participantes do Programa Novos Caminhos são os seguintes:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
  • Universidade Federal de Viçosa.
  • Instituto Federal Baiano;
  • Instituto Federal Goiano;
  • Instituto Federal do Norte de Minas Gerais;
  • Instituto Federal do Tocantins;
  • Instituto Federal de Alagoas;
  • Instituto Federal do Amazonas;
  • Instituto Federal do Maranhão;
  • Instituto Federal de Rondônia;
  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Alguns dos cursos oferecidos:

Universidade de Viçosa (MG): agente comunitário de saúde; administrador de banco de dados; apicultor; assistente administrativo; assistente de contabilidade; assistente de logística; assistente de crédito e cobrança; assistente de Recursos Humanos, entre outros. Veja todas as oportunidades abertas na UFV. As inscrições vão até 25 de julho.

Instituto Federal do Amazonas (AM): agente de desenvolvimento cooperativista; agente cultural; vendedor; assistente administrativo;  operador de computador; higienista de serviços de saúde; programador de dispositivos móveis; entre outros. As inscrições poderão ser feitas até dia 25 de julho.

 Instituto Federal Goiano (GO): agente de gestão de resíduos sólidos; agente de desenvolvimento socioambiental; auxiliar de agropecuária; programador Web; cadista para construção civil. Veja todas as vagas abertas pelo IF Goiano. As inscrições estarão abertas na segunda-feira,27.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN): somente para o curso de aquicultor são 2.800 vagas, também há chances para operador de beneficiamento de pescado,  produtor de derivados do leite, agente de gestão de resíduos sólidos e auxiliar de operação de estação de tratamento de águas. As inscrições poderão ser feitas até dia 27 de julho pelo site da UFRN.

Seleção de candidatos

O processo seletivo de todas as instituições será feito por meio de sorteio ao final do período de candidatura, garantindo igualdade na seleção dos inscritos.

Veja também: Vivo oferece mais de 200 vagas de emprego para o setor de vendas




Voltar ao topo

Deixe um comentário