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Drive-thru do INSS: Saiba como entregar documentos nas agências

Ação é voltada aos segurados que já fizeram o pedido de benefícios, mas estão com o processo interrompido por falta de documentação.



Durante a pandemia de coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou a opção de Exigência Expressa, que nada mais é do que uma espécie de “drive-thru” para a entrega de documentos na porta das agências pelos beneficiários.

Para a ação, o INSS instalou urnas em suas unidades de todo o país. O serviço é voltado aos segurados que já fizeram o pedido de benefícios (ou estão com o mesmo em análise), mas ainda não tiveram seus requerimentos concluídos por falta de documentação.

A Exigência Expressa foi criada para resolver o problema relacionado ao grande número de requerimentos parados no INSS. Estima-se que atualmente há cerca de 1,2 milhões de processos nessa situação. Desse total, 743 mil já passaram pela análise do INSS e dependem apenas da entrega de documentos para serem concluídos.

Dessa forma, sem o atendimento presencial nas agências devido à pandemia, a solução encontrada pelo órgão foi a modalidade “drive-thru”.

Como funciona a entrega?

Os segurados com requerimentos parados no INSS devem verificar a documentação necessária para dar prosseguimento ao processo. Essa consulta pode ser realizada por telefone, pelo número 135 ou da agência de sua preferência, ou ainda pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Em seguida, basta levar os documentos exigidos até a agência mais próxima, e depositar suas cópias na urna localizada na entrada do local. Segundo o INSS, todas as agências do Brasil terão essas urnas disponibilizadas na porta. Ao todo, são 1.600 unidades distribuídas pelo país.

Quanto à segurança dessas informações, o órgão informou ainda que, mesmo nas agências fechadas, haverá vigilância para proteger as urnas. Desta forma, os dados dos segurados não ficarão expostos.

Importante!

Vale destacar que o serviço de Exigência Expressa não é válido para quem vai solicitar algum benefício no INSS. Ele é voltado apenas para aqueles que já fizeram o pedido, mas estão com o processo parado por falta de documentos. Para solicitar benefícios, os interessados devem  recorrer aos outros os canais  de atendimento do instituto, como site e app Meu INSS, ou telefone 135.

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