scorecardresearch ghost pixel



INSS: Saiba quando você poderá receber sua aposentadoria

Mais do que a contribuição para o INSS, é necessário se planejar e estar atento a outras variáveis ao solicitar o benefício. Confira quais são.



Você está pensando em se aposentar? Já possui os requisitos necessários para receber o benefício? Se sua resposta é sim, pode começar a se planejar. Mais do que a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), você precisa estar atento a outras variáveis que envolvem esse processo.

A idade ou tempo de serviço, os documentos necessários para solicitar o benefício e qual é a modalidade de aposentadoria mais vantajosa no seu caso são fatores importantes e que fazem toda a diferença.

Confira a seguir quando você poderá se aposentar e o que você precisa fazer para receber o benefício.

O que mudou com a Reforma da Previdência?

As regras para a aposentadoria foram alteradas após a Reforma da Previdência. As principais mudanças estão relacionadas a idade mínima, tempo de contribuição, o valor da contribuição mensal e cálculo do benefício a ser recebido.

Desta forma, muitas pessoas ficaram em dúvidas sobre quando poderão se aposentar, principalmente aquelas que já estavam próximas de solicitar o benefício quando a nova lei entrou em vigor.

Na prática, muitos trabalhadores tiveram que contribuir durante um período maior que o previsto. Entretanto, para aqueles que já estavam para se aposentar, foram criadas as chamadas regras de transição para o período de transição entre o antigo regime de previdência para o atual.

Trabalhador precisa se planejar para o momento da aposentadoria

O processo de aposentadoria pode ser um tanto quanto burocrático, e com as mudanças nas regras, pode se tornar ainda mais complicado para o trabalhador.

Por isso, é preciso se planejar bem antes de solicitar o benefício para poder usufruir dele no futuro. Com o planejamento adequado, é possível saber, por exemplo, quanto tempo você precisa contribuir e o valor que deverá investir.

A primeira questão é se atentar aos fatores que podem influenciar no momento de fazer o pedido de aposentadoria. Os principais são a idade mínima, o tempo de contribuição e as regras de transição.

A segunda é avaliar todas as alternativas para saber qual regra será a melhor para o seu caso, garantindo um benefício de maior valor. Se necessário, você pode consultar um especialista em direito previdenciário para auxiliar nesses cálculos.

Por fim, o contribuinte precisa reunir todos os documentos necessários para solicitar a aposentadoria, sem deixar para a última hora. Separe todas as suas carteiras de trabalho, carnês de contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), que são os documentos básicos.

Em caso de aposentadorias específicas, como a aposentadoria rural ou especial, podem ser exigidos outros documentos para o processo. Por isso, o trabalhador deve saber quais são eles e buscá-los com antecedência para evitar complicações ao requerer o benefício.

Quando poderei receber a aposentadoria?

Antes de se aposentar, o trabalhador precisa considerar se o valor do benefício será satisfatório e suficiente para viver confortavelmente. Assim, com base nos cálculos previdenciários, o contribuinte poderá saber qual é o melhor momento para se aposentar.

Para receber a aposentadoria, o trabalhador precisa cumprir os requisitos de idade e tempo de contribuição. Ao solicitar o benefício, é necessário entregar toda a documentação exigida. Quando aprovado, o contribuinte poderá desfrutar tranquilamente da aposentadoria, recebendo um valor justo pelo tempo de serviço.

Leia também:  INSS: Saiba qual é a nova idade mínima da aposentadoria para 2020




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário