scorecardresearch ghost pixel



INSS vai fazer prova de vida por biometria facial com 500 mil pessoas; Saiba como funciona

Comprovação será feita via foto de celular a partir desta quinta, 20. Apenas segurados convocados pelo órgão, e que tenham CNH e título de eleitor, participarão do projeto-piloto.



O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) confirmou que cerca de 500 mil beneficiários irão fazer a prova de vida por biometria facial a partir desta quinta-feira, 20. Apenas segurados convocados pelo órgão, e que tenham CNH e título de eleitor, participarão dessa primeira fase de testes.

O projeto-piloto vai permitir que aposentados e pensionistas realizem o procedimento anual de forma digital. A comprovação será feita via foto de celular por meio dos aplicativos Governo Digital e Meu INSS, sem que haja a necessidade de se deslocar até uma agência.

Como funciona?

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmara do celular do segurado. A biometria vai indicar se trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS ou não.

Apenas aposentados e pensionistas que possuem CNH e título de eleitor foram selecionados, já que o Instituto usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os primeiros contatos com os segurados foram feitos essa semana por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail. O ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo apenas para os beneficiários selecionados.

“Vale salientar que este é um projeto-piloto de prova de vida por biometria. Portanto, nesta etapa, o INSS fará os ajustes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança, posteriormente, para todos os beneficiários”, explicou o INSS.

Apesar de estar em fase de testes, o Instituto garante que o segurado que realizar a prova de vida por reconhecimento facial terá o procedimento efetivado. O projeto-piloto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e a Dataprev.

Prova de vida

A comprovação é obrigatória para aposentados e pensionistas do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.

A prova da de vida costuma ser feita presencialmente na instituição bancária em que o segurado recebe seu benefício. Contudo, para evitar aglomerações nas agências durante a pandemia do coronavírus, o Instituto decidiu suspender a exigência de recadastramento anual até 30 setembro.

Leia também: INSS anuncia antecipação do 13º de aposentados em duas parcelas




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário