scorecardresearch ghost pixel



Programa do governo oferece emprego, cursos gratuitos e empréstimo acessível; Conheça o Progredir

O objetivo é promover ações para gerar emprego, renda e promover a autonomia de pessoas de baixa renda. Veja como se cadastrar no Progredir.



Já conhece o aplicativo e site do Progredir? O programa é um lançamento do governo federal que oferece vagas de emprego, cursos gratuitos e libera empréstimo acessível para os inscritos no Bolsa Família e no Cadastro Único.

O objetivo é promover ações para gerar emprego, renda e promover a autonomia de pessoas de baixa renda.

Baixe o aplicativo Progredir 

Para ter acesso ao serviços, é necessário acessar o site do Progredir (clique aqui para acessar) ou baixar o aplicativo no seu celular. Dependendo da necessidade do usuário, ele pode escolher pelas opções de “Quero um emprego”, “Quero me qualificar” e “Quero Empreender”.

Veja abaixo sobre cada uma:

1 – Vagas de emprego

Pelo aplicativo Progredir, você pode preencher um formulário de currículo que fica disponível para as instituições e empresas que oferecem vagas de emprego por meio do portal. O programa faz uma mediação entre as oportunidades de trabalho da sua região e você.

Ao criar o seu currículo, você pode verificar se há, em sua região, vagas de trabalho ofertadas pelos parceiros do programa de acordo com o seu perfil profissional.

Para quem está desempregado,  busca se recolocar no mercado de trabalho ou quer mudar de profissão essa é uma boa chance, ainda mais neste momento de pandemia em que os números de desempregados aumentou muito.

2 – Cursos gratuitos

Se você quer encontrar um bom emprego, mas não tem qualificação suficiente para concorrer a vaga, o aplicativo Progredir oferece cursos gratuitos. Algumas das opções são:

  • Inclusão digital (como usar o computador, navegar na internet, redes sociais, entre outras praticidades para o dia a dia);
  • Educação financeira (como administrar o seu dinheiro, fazer investimentos e economizar);
  • Empreendedorismo (como criar e administrar o próprio negócio).

3 – Empréstimo do Bolsa Família

O inscritos no Bolsa Família e no Cadastro Único também contam com um incentivo ao empreendedorismo por meio do Microcrédito Produtivo. É um empréstimo, em dinheiro, oferecido às pessoas de baixa renda que querem empreender, mas a situação financeira não ajuda os planos de crescimento.

O dinheiro é concedido por instituições parceiras do Progredir pensando nos gastos de para início, melhora, e ampliação do seu negócio.

Quem pode pedir o empréstimo do Bolsa Família/Progredir?

O empréstimo é voltado para as pessoas que se encaixam nas seguintes exigências:

  • A família não pode ter renda mensal acima de R$ 170,oo;
  • Todas as crianças e jovens da família que tenham entre 6 e 17 anos precisam estar matriculadas e ter frequencia escolar.
  • Precisa ter renda própria validada em carteira assinada e comprovante de renda;
  • Necessário contar com uma pessoa que possa ser sua fiadora;
  • Permitir a visita de um fiscal do programa na sua casa;
  • Deve participar das ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a saúde da mulher.

Como se inscrever no empréstimo?

A primeira coisa a se fazer é entra no site do Progredir ou baixar o aplicativo no seu celular, escolha pela opção de “Quero Empreender” informe o seu CPF e selecione o Estado onde mora para cadastro e clique em “não sou um robô”. Após isso clique em “Prosseguir” e termine o seu cadastro.

Você também pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para verificar se você tem direito ao empréstismo do Progredir. Siga os seguintes passos para se inscrever no programa:

  • Junto ao seu fiador, agende uma visita de um agente da Caixa na sua casa;
  • Depois será feita uma análise do seu pedido, o tempo de espera é de até 8 dias após a visita do agente Caixa na sua casa;
  • Em caso de aprovação, aguarde que o dinheiro será liberado para você pela Caixa e você poderá fazer saque.

Veja também: Quem está com o nome sujo pode pedir empréstimo e cartão de crédito Caixa?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário