Saiba quais suspensões vão afetar o Bolsa Família e Cadastro Único durante 6 meses

Atividades relacionadas aos benefícios, principalmente nos municípios, seguem prejudicadas em razão da pandemia de Covid-19.

A suspensão das revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Bolsa Família e do Cadastro Único (CadÚnico) serão prorrogadas por mais 6 meses (180 dias). A notícia foi dada pelo Ministério da Cidadania por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

A decisão busca garantir o isolamento social durante a pandemia do coronavírus. O texto foi assinado pelo ministro Onyx Lorenzoni no dia 20 de julho.

De acordo com o documento, ainda existe a “necessidade de continuar evitando aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim como os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento destas famílias, exponham-se à infecção pelo coronavírus (Covid-19)”.

Revisões suspensas

Processos como averiguação cadastral, revisão cadastral e aplicação das ações de bloqueio continuam suspensos, assim como o cancelamento de benefícios financeiros, decorrentes do descumprimento das regras de gestão de benefícios do Bolsa Família. Também permanecem suspensas as ações de bloqueio de famílias sem informação de acompanhamento das condicionalidades do programa.

O cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família (IGD-PBF) e do Cadastro Único, para apuração do valor de auxílio financeiro à gestão descentralizada nos municípios, estados e Distrito Federal, também permanecem suspensos por mais 180 dias.

Retorno das atividades

As atividades relacionadas ao Bolsa Família e Cadastro Único, principalmente nos municípios, está prejudicada por causa da suspensão de aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pelo Covid-19 e fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social e demais postos de cadastramento.

Porém, a portaria estabeleceu a retomada de alguns procedimentos nesse mês, como as ações de administração de benefícios do Bolsa Família em nível municipal e as alterações cadastrais de famílias beneficiárias para gestão da folha de pagamento do programa.

Leia ainda: Saiba tudo sobre o novo Bolsa Família: Lançamento, valor e requisitos de inscrição

Voltar ao topo

Deixe um comentário