Beneficiários do Bolsa Família terão uma nova opção de resgate dos recursos do programa, desta vez por meio do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta digital foi criada para movimentar o FGTS de até R$ 1.045 e o auxílio emergencial durante a pandemia.
Por ele, é possível realizar pagamentos e transferências, compras pela internet por meio do cartão de débito virtual ou transações em estabelecimentos físicos via QR Code gerado pelo lojista na maquininha.
Como vai funcionar?
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o pagamento digital do Bolsa Família será oferecido aos poucos e “com tranquilidade”, de forma que o público do benefício assistencial não seja prejudicado. Atualmente, os repasses acontecem de forma presencial nos caixas das agências, unidades lotéricas ou terminais de autoatendimento.
Leia ainda: Posso receber outro benefício do governo após o fim do auxílio emergencial?
O objetivo da implementação é facilitar as movimentações dos recursos, a fim de evitar aglomerações nos locais de atendimento. Guimarães reforçou que o saque digital será apenas mais uma possibilidade de acesso ao dinheiro pelos beneficiários e que, nesse sentido, as retiradas pelos meios tradicionais serão mantidas.
Para que serve o Caixa Tem?
O novo aplicativo da Caixa para o repasse de benefícios sociais tem nome: Caixa Tem. Ele permite que beneficiários de todos os cantos do Brasil movimentem os recursos do FGTS e auxílio emergencial de maneira totalmente digital.
Disponível para download em dispositivos Android e iOS, o aplicativo permite ainda gerar um cartão de débito virtual gratuitamente, que pode ser utilizado tanto para compras em lojas físicas, por meio de QR Code gerado nas maquininhas, quanto em transação na internet.
Segundo Guimarães, a ferramenta funcionará mesmo após a pandemia. A previsão é de que novos serviços e funções sejam incluídos no Caixa Tem a longo prazo, como por exemplo, a opção de cartão de crédito e microcrédito aos correntistas.