scorecardresearch ghost pixel



Denatran amplia prazo para tirar CNH em 2020; Confira

Em diversos estados, os processos para tirar a CNH estão atrasados devido à suspensão de aulas teóricas e práticas.



O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu ampliar o prazo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em decorrência da pandemia do coronavírus. No mês de março, o órgão estendeu temporariamente o limite para a realização dos trâmites de 12 para 18 meses.

De acordo com o diretor do Denatran, Frederico de Moura Carneiro, é necessário permanecer com o prazo ampliado porque a pandemia vem se estendendo mais do que o esperado.

Em diversos estados, os processos para tirar a CNH estão atrasados devido à suspensão de aulas teóricas e práticas. Desta forma, os candidatos que abriram o processo antes do início da pandemia foram os mais afetados com a paralisação dos trâmites.

Ainda de acordo com o diretor do Denatran, os detalhes sobre o adiamento dos processos de CNH devem ser publicados no Diário Oficial da União em breve.

Como é o processo para tirar CNH?

Para tirar a CNH, é necessário abrir o processo em uma auto-escola. A primeira etapa consiste em verificar a aptidão física e saúde mental do candidato. Desta forma, serão realizadas uma avaliação psicológica e exames de vista, força muscular, coração e pulmão.

Sendo o candidato considerado apto, é realizado o curso teórico, com carga horária de 45 horas/aula, onde serão abordados temas como direção defensiva, legislação de trânsito, mecânica básica, entre outros. Após a conclusão do curso, ele será submetido a uma prova teórica.

Se aprovado, o candidato passará para as aulas práticas, que devem totalizar 20 horas/aula, e por fim, realizará o exame prático. Caso seja reprovado na prova teórica ou prática, será necessário aguardar 15 dias para fazer um novo exame.

Leia também: O que muda com as novas regras da CNH? E quando começam a valer?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário