scorecardresearch ghost pixel



É inscrito no CadÚnico ou Bolsa Família? Conheça o app que oferece diversos benefícios

Projeto é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania e pode ser gerido por site ou aplicativo.



O governo federal promove a geração de emprego, renda e crédito aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários do Bolsa Família. O conjunto de ações faz parte do programa Progredir, que pode ser gerenciado por meio de site ou aplicativo.

Em suma, o plano oferece oportunidades de qualificação, intermediação para ingresso no mercado de trabalho e ferramentas de apoio ao empreendedorismo. O projeto é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania.

Objetivos

O Progredir atua conjuntamente em três eixos:

  • Encaminhamento do cidadão para o mercado de trabalho;
  • Oferta de cursos profissionalizantes;
  • Incentivo ao empreendedorismo, na oferta de microcrédito para o investimento em pequenos negócios.

Oportunidades de trabalho e cursos gratuitos

Para quem procura ingressar no mercado de trabalho, é possível cadastrar o currículo pessoal na plataforma, que fica disponível às instituições com chances de contratação. Depois de adicionadas as informações pessoais e profissionais, o cidadão pode ainda verificar se há vagas disponíveis em sua região com base no seu perfil profissional.

Há também cursos gratuitos que permitem a qualificação dos inscritos no CadÚnico e Bolsa Família para o mercado de trabalho. As áreas de habilidade incluem aulas de empreendedorismo, tecnologia digital, finanças pessoais, entre outras.

Microcrédito

Outra característica do Progredir é oferecer um microcrédito para a ampliação da renda do inscrito. Ela é ideal para o desenvolvimento de pequenos negócios, ou mesmo para melhorar as condições de moradia e educação da família.

Para participar, é necessário cumprir alguns requisitos para o acesso à linha de crédito pelo programa. Confira:

  • Ter renda inferior a R$ 170, per capita;
  • Todas as crianças entre 6 e 17 anos de idade precisam estar com matrículas ativas;
  • Participar ativamente das ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a saúde da mulher.

Além disso, para conseguir o empréstimo sendo inscrito no Bolsa Família, é exigido:

  • Ter renda própria, validade em carteira assinada e comprovante de renda;
  • Possuir um fiador;
  • Receber a visita de um fiscal do programa para entrevista.

Se confirmada a aprovação do empréstimo, o interessado deve se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, juntamente com seu fiador. Depois de 8 dias (tempo estimado para a análise do crédito) a estatal pode ofertar ou não o pedido. As quantias liberadas são repassadas pela Caixa e ficam disponíveis para saque imediato.

Acessos

Para saber se você tem direito ao microcrédito, consulte o aplicativo Progredir. O download da plataforma é feito nas lojas Google Play ou Apple Store de forma totalmente grátis. O governo federal também disponibiliza todas as oportunidades do programa pelo site do Progredir.

Leia ainda: Posso receber outro benefício do governo após o fim do auxílio emergencial?




Voltar ao topo

Deixe um comentário