scorecardresearch ghost pixel



Edital Exército abre inscrições para 480 vagas de níveis fundamental e médio

Oportunidades são distribuídas em 14 municípios brasileiros. Inscrições começam nesta terça-feira, 8 de setembro.



Unidades de colégios militares de diversos estados ofertam, juntas, 480 vagas para o concurso Exército voltado para alunos do ensino fundamental e médio. O edital foi publicado no Diário Oficial da União no mês de agosto.

Ao todo, são 14 colégios militares com vagas disponíveis, localizados nos seguintes municípios: Curitiba, Juiz de Fora, Campo Grande, Santa Maria, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Em relação ao quantitativo total de oportunidades, 400 são para ingressos do 6º ano do ensino fundamental e 80 para admissões no 1º ano do ensino médio. Oportunidades são para o ano letivo que se inicia em 2021.

Distribuição das vagas

Confira a tabela completa de distribuição de vagas de acordo com a região e o nível de escolaridade:

Região 6º ano (EF) 1º ano (EM)
Brasília DF 25 10
Belo Horizonte MG 35 15
Curitiba PR 30 5
Campo Grande MS 10
Fortaleza CE 40 10
Juiz de Fora MG 30
Manaus AM 25 10
Porto Alegre RS 35 5
Recife PE 30
Rio de Janeiro RJ 40 10
Salvador BA 25
Santa Maria RS 25 10
São Paulo SP 20
Belém PA 30 5

Como participar?

Para concorrer a uma das vagas, os estudantes devem obedecer às seguintes regras admissionais:

  • Ter concluído ou estar cursando: o 5º ano do fundamental  –  no caso de ingressos do 6ª ano do fundamental e o 9º ano do ensino fundamental – no caso de ingressos do 1º ano do ensino médio;
  • Ser Brasileiro;
  • Em relação ao limite de idade, os critérios exigidos incluem: Ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar até 10 anos até 31 de dezembro no ano da matrícula (para ingressos do 6º ano do fundamental); Ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula (para ingressos do 1º ano do ensino médio);
  • Possuir documento oficial de identificação, com no máximo dois anos de expedição, e contendo foto recente;
  • Não ter sido excluído por razões de disciplina de qualquer Colégio Militar;
  • Possuir o documento oficial de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Provas em acontecer em outubro

Os candidatos serão selecionados por meio de Exames Intelectuais, compostos de provas objetivas de múltipla escolha. Foram reservadas duas datas para a realização: nos dias 17 e 18 de de outubro.

Segundo o Comando do Exército, as provas para ambos anos de escolaridade serão aplicadas no dia 17. A data do dia 18 é uma alternativa que dependerá do número de inscritos e, se necessário, será reservada para a aplicação das provas de nível médio.

Ao todo, a prova será constituída de 24 questões, sendo 12 questões de Língua Portuguesa e 12 de Matemática. Além disso, o programa divulgado pela organização militar informa que os aprovados serão submetidos a outras duas etapas: a primeira de revisão médica e odontológica (de caráter eliminatório) e a segunda, de comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos (de caráter eliminatório).

Inscrições colégio militar

De acordo com o cronograma divulgado em edital, as inscrições para o concurso de admissão aos colégios militares começam nesta terça-feira, 8 de setembro, com encerramento previsto para a data de 2 de outubro.

Os interessados poderão se candidatar pelo site dos respectivos colégios, na internet, ou de forma presencial. Os endereços de cada uma das unidades constam em edital, na parte dos anexos. A participação exige o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 95. Porém, é possível solicitar isenção do pagamento de forma virtual até o dia 16 de setembro.

Para mais informações, acesse o edital completo: Edital Exército Colégio Militar 2021

Leia ainda: Concurso PM: 2.405 vagas para soldado e oficial. Ganhos de até R$ 6 mil




Voltar ao topo

Deixe um comentário