scorecardresearch ghost pixel



Saiba o que é necessário para sacar todo o FGTS em 2020

Para o saque integral do saldo disponível no Fundo, trabalhadores devem justificar o pedido na Justiça.



Dada a pandemia de coronavírus, muitos brasileiros puderam sacar todo o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A opção, ao contrário do saque-emergencial de até R$ 1.045, ou do saque-aniversário, não exige que a pessoa tenha sido demitida sem justa causa para ter acesso ao dinheiro.

Isso porque a legislação estabelece que o trabalhador ou desempregado, ao residir em área de emergência ou que esteja em calamidade pública, tenha o direito de sacar integralmente o FGTS por meio de decisão na Justiça.

Mas é importante ressaltar que o juiz pode rejeitar o pedido. Não basta entrar com a ação, é necessário apresentar provas documentais, para convencer o juiz de que a quantia realmente é necessária.

Limite de saque

O Decreto n° 5.113/2004 estabelece que o FGTS integral pode ser retirado em caso de calamidade pública. Segundo o artigo 4° da norma, o valor será equivalente ao saldo existente na conta vinculada, limitado à quantia de R$ 6.220.

Apesar disso, existe um possível entrave no benefício. De acordo com o previsto no decreto, o saque é destinado a casos de calamidade pública originados por desastres naturais. Na lei, são citados alguns exemplos, como furacões, tufões, enchentes, entre outros, mas pandemias não estão descritas. No entanto, a Justiça tem considerado a situação, devida a atual crise sanitária.

Documentos comprobatórios exigidos

É importante que o interessado em solicitar essa modalidade de saque do FGTS esteja acompanhado por um advogado trabalhista para ajudar no processo. Confira abaixo alguns documentos que podem servir como provas para a retirada do dinheiro ser autorizada:

  • Boleto de condomínio e carta de cobrança;
  • Comprovantes de água, energia, gás e provedor de internet;
  • Boleto de plano médico;
  • Contrato de locação e eventual carta de cobrança;
  • Extrato bancário para demonstrar eventual saldo negativo;
  • Holerite com redução de salário (se a pessoa passou por essa alteração em razão da pandemia);
  • Notas de compras de alimentação e remédio;
  • Mensalidade escolar.

Leia ainda: Banco do Brasil: Saiba como funciona o empréstimo CDC FGTS




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário