scorecardresearch ghost pixel



Cadastro para uso do Pix começa hoje; Veja como fazer

Modalidade lançada pelo Banco Central promete tornar as transferências bancárias mais rápidas, seguras e disponíveis a qualquer hora.



O sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), o Pix, prevê o lançamento de novidades financeiras para os brasileiros. Com o intuito de operar a partir de 16 de novembro, o primeiro contato dos usuários com a plataforma começa nesta segunda-feira, 5.

Isso porque começa hoje o cadastramento das chamadas “chaves Pix“. Basta o usuário vincular seu e-mail, CPF ou número de celular à conta bancária para ter o acesso a transferências diretas para os contatos da agenda do celular. Tudo sem precisar recorrer ao TED ou ao DOC.

Como vai funcionar?

O Pix promete trazer diversas funcionalidades para quem precisa transferir dinheiro. Serão permitidas transferências eletrônicas 24 horas por dia e durante sete dias da semana. Esses repasses serão feitos de forma direta entre contas sem que haja a necessidade de um intermediador. Com o Pix, também será possível pagar boletos, impostos, compras e contas básicas.

A ideia com a modalidade é dar impulso à competitividade do mercado financeiro, na simplificação do processo de enviar dinheiro, além de promover a inclusão da população a novos serviços de pagamento que não sejam pelos meios tradicionais.

Atualmente, as operações de TED ou DOC possuem limitações quanto a horário e compensação, que pode ocorrer em até dois dias úteis. Outro ponto é que para cada transação, dependendo da instituição, é cobrada uma tarifa pela operação.

Como fazer o cadastro das chaves Pix

As instituições bancárias são as responsáveis pelo cadastramento das “chaves Pix”. O registo da ferramenta será feito por meio de um dos canais de acesso do banco no qual o cliente possui conta, seja aplicativo ou site.

Pelo app, inclusive, é possível aderir ao Pix sem precisar sair de casa ou se dirigir a uma agência. Basta o usuário acessar a plataforma na qual possui uma conta vinculada e seguir o passo a passo do cadastramento. A confirmação da chave será feita por código SMS ou por e-mail, a ser utilizado no aplicativo para a confirmação da identidade do usuário.

Segundo o Banco Central, não haverá solicitação das chaves Pix por ligação telefônica ou links enviados por SMS e e-mail. No caso de pessoa física, será possível cadastrar até cinco chaves para cada conta da qual for titular. Em relação à pessoa jurídica, o limite de chaves será de 20 por conta.

Até o momento, cerca de 644 instituições já aderiram à nova modalidade e estão prontas para dar início aos processos de forma segura.

Leia ainda: 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário