scorecardresearch ghost pixel



Caixa vai lançar empréstimo para beneficiários do auxílio emergencial

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a previsão é que a nova linha de crédito esteja disponível para os usuários entre fevereiro e março de 2021.



A Caixa Econômica Federal abriu cerca de 33 milhões de contas, durante a pandemia do novo coronavírus, para realizar o depósito do auxílio emergencial. O banco precisou criar uma conta digital para fazer o pagamento do benefício, a fim de evitar aglomerações nas agências. Isso possibilitou que um antigo projeto da Caixa, de oferecer microcrédito aos brasileiros, ganhasse celeridade.

“O microcrédito era um projeto sobre o qual estávamos debruçados já antes da pandemia. Mas a discussão que tínhamos internamente era de que não seria economicamente possível e rentável realizar operações de empréstimo de R$ 100 ou R$ 200 utilizando nossa base de agências, nem os lotéricos. A única maneira era via um aplicativo, o que acabamos desenvolvendo agora. Então a questão da solução via contas digitais acelerou em anos o projeto principal que tínhamos na Caixa “, explica o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Novas contas da Caixa

O auxílio emergencial foi concedido para um total de 67,7 milhões de brasileiros. De acordo com o presidente da Caixa, dos 48 milhões que não eram cadastrados no Bolsa Família, 33 milhões não tinham conta no banco. Para depositar o valor do benefício, a caixa precisou criar contas no modelo digital para atender a demanda.

“A gente conseguiu gerar 33 milhões novos clientes, do ponto de vista de inserção social e digital. São contas gratuitas, pelas quais é possível fazer transferências, pagamentos de contas, pagamentos de boletos. E vão continuar valendo após a pandemia, podendo sacar nos terminais de autoatendimento. Ou seja, o cidadão pode fazer basicamente tudo. Apenas se houver muito consumo, vai passar a pagar as tarifas normais, já que essa conta foi criada com a hipótese de que o público é pessoas mais humildes”, afirmou Pedro Guimarães.

Agora, a instituição financeira pretende oferecer outros serviços, como o microcrédito, por meio dessas contas. A previsão, segundo Guimarães, é de que a nova linha de empréstimo chegue ao público até março de 2021.

“Essas pessoas, antes, quando precisavam de dinheiro, tomavam em agiotas ou financeiras, com juros de até 20% ao mês. Após a pandemia, vamos lançar um grande programa de microcréditos, utilizando essa conta digital, e colocá-lo por uma fração pequena do que se cobrava antes dessas pessoas. Vai ser algo muito diferenciado”, comemorou o presidente da Caixa.

Veja mais: Auxílio emergencial até junho de 2021? Veja o que diz Paulo Guedes




Voltar ao topo

Deixe um comentário