scorecardresearch ghost pixel



CNH Social: Detran oferece 4.500 habilitações de graça

Iniciativa oferece a primeira habilitação gratuitamente para a população de baixa renda. Candidatos devem estar inscritos no CadÚnico.



O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) abriu 4.500 vagas para a segunda fase do programa CNH Social no estado do Espírito Santo em 2020. A iniciativa oferece a primeira habilitação gratuitamente para a população de baixa renda.

As vagas são destinadas à pessoas que pretendem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) e B (carro). Por meio do programa, motoristas já habilitados podem solicitar a adição de categoria A ou B, ou a mudança para as categorias D ou E, caso desejem exercer atividade remunerada como motorista de ônibus, van, caminhão e carreta.

As inscrições para a CNH Social podem ser efetuadas até a próxima quarta-feira, 07 de outubro, por meio do site detran.es.gov.br. Na página do programa, o candidato deverá preencher um formulário com os dados pessoais, da mesma forma como informado ao entrevistador do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).

Além disso, é necessário declarar ciência do Termo de Responsabilidade e de que o próprio candidato deverá arcar com as despesas de deslocamento dentro e fora do município de residência durante o processo para tirar a CNH.

O resultado final será publicado no dia 13 de outubro, também no site do Detran. Haverá ainda uma lista de candidatos reservas, que serão convocados em 16 de novembro.

Requisitos

Confira a seguir os requisitos para participar do programa CNH Social:

  • Possuir inscrição ativa no CadÚnico, lançado na Base Nacional até 14 de agosto;
  • Possuir a menor renda per capita;
  • Ter o maior número de componentes no grupo familiar;
  • Ter concluído o Ensino Fundamental;
  • Ser beneficiário do Bolsa Família;
  • Data e hora de inscrição no programa.

Programa CNH Social

Na primeira fase do programa em 2020, cerca de 2,5 mil cidadãos foram contemplados e poderão obter a CNH gratuitamente. Até 2022, o Detran ES pretende oferecer ao todo 25 mil CNHs no estado.

Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o objetivo do programa é oferecer formação qualificada e profissional para a população que mais precisa, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho.

Leia também: Autoescola não será obrigatória para tirar CNH: Entenda o projeto de lei




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário