Quem tem score baixo encontra dificuldades para obter crédito no mercado financeiro. Isso porque quanto menor for a pontuação, maior o risco de inadimplência do indivíduo. Apesar disso, o Santander lançou uma nova ação para liberar cartão de crédito para clientes que tem score baixo.
O banco criou um procedimento interno para facilitar que os consumidores com pontuação baixa possam conseguir crédito sem burocracia. Neste caso, o que vale mais é a boa relação com a instituição financeira. No entanto, apenas correntistas do Santander podem conseguir crédito nessa modalidade.
A nova ferramenta avalia o histórico financeiro do cliente junto ao banco antes de realizar a liberação do cartão de crédito. Assim, é possível definir de forma segura e sem riscos a melhor oferta disponível para o contratante. Por esse motivo, é necessário que o interessado abra uma conta no Santander, e construa um relacionamento a longo prazo com a instituição.
O que é score?
A pontuação considera os hábitos de pagamento do consumidor para definir se há baixo ou alto risco de inadimplência. Para isso, analisa, por exemplo, o histórico das dívidas negativadas e pagamentos das contas em dia. O relacionamento financeiro com empresa e dados cadastrais atualizados também interferem na nota.
A pontuação vai de zero a mil, sendo que quanto maior for o score, mais chances o consumidor tem de pagar seus compromissos. Confira:
- Baixo score: até 300 pontos (alto risco de inadimplência);
- Médio score: entre 300 e 700 (médio risco de inadimplência);
- Alto score: pontuação acima de 700 pontos (baixo risco de inadimplência).
Sendo assim, as instituições financeiras costumam facilitar a concessão de empréstimos e cartões para quem tem uma nota de crédito maior.
Veja mais: Cartão de crédito Neon é livre de taxas e anuidade; Disponível para score baixo