scorecardresearch ghost pixel



Pix poderá ser usado para pagamento do FGTS por qualquer banco

Parceria deve trazer competição para o setor financeiro ao permitir pagamentos por outras instituições sem ser a Caixa.



Na última quinta-feira, 22, o Banco Central anunciou um acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para permitir o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio do Pix, o que deve reduzir os custos para as empresas e trazer competição para o setor financeiro.

O novo sistema de pagamentos Pix deve começar a funcionar em 16 de novembro, mas poderá ser usado para o recolhimento da contribuição somente em janeiro de 2021 junto ao lançamento do FGTS digital.

Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel Pinho de Mello, a possibilidade do Pix para recolhimento do FGTS, traz competição ao sistema financeiro ao permitir que qualquer instituição bancária participante possa fazer o pagamento do FGTS sem a necessidade de acordos bilaterais. Atualmente, o FGTS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Redução de custos para as empresas

De acordo com o diretor, “O FGTS digital será uma plataforma do Ministério da Economia para agilizar e desburocratizar os processos de arrecadação e cobrança da contribuição.” O chefe da divisão de Fiscalização do FGTS, Audifax Franca Filho, afirmou que o Pix poderá reduzir custos para as empresas por reduzir tarifas cobradas na transação.

“A parceria contribui para a adoção do Pix pela população e ampliando as alternativas disponíveis para as empresas com potencial de melhorar a eficiência da gestão dos recursos”, disse Audifax. “É certo, oportuno e um dos alvos do nosso projeto de impacto na redução de custo, os custos estariam diretamente associados, em princípio, as tarifas de arrecadação”, explicou o chefe da divisão.

Aumento de rentabilidade do FGTS

Audifax ainda destacou que o Pix pode aumentar a rentabilidade do FGTS. Só em 2019, os empregadores do país emitiram e fizeram o pagamento de mais de 70 milhões de guias recolhendo cerca de R$ 120 bilhões.

Ele lembrou também da importância dos recursos do FGTS, enquanto nas contas do fundo, são aplicados em diversas políticas públicas nas áreas de infraestrutura, habitação e saneamento.

Veja também: 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário