scorecardresearch ghost pixel



13º salário para Bolsa Família e BPC? Novo projeto propõe parcela extra

Texto prevê abono natalino de até um salário mínimo (R$ 1.045), ou fração proporcional, para inscritos nos programas. Proposta tramita na Câmara.



Os beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem receber o 13º salário em 2020. Atualmente, essas pessoas não têm direito de forma fixa ao abono de natal. Entretanto, o projeto de lei 2366/20, que tramita na Câmara dos Deputados, prevê a parcela extra para este grupo.

O texto propõe que a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) seja alterada para incluir o 13º salário no valor de até um salário mínimo (R$ 1.045), ou fração proporcional, para cadastrados no BPC e Bolsa Família. Estes receberiam repetição da parcela dos benefícios pagos no mês de novembro.

Além disso, o projeto também estabelece que sejam feitos reajustes anuais nos pagamentos do Bolsa Família, sempre a partir do 1º de janeiro. A ideia é que a correção leve em consideração o Índice de Preços no Consumidor (INPC) ou, na ausência deste, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Financiamento da proposta

Para viabilizar o pagamento dos dois abonos natalinos, a ideia é que o Imposto de Renda seja recolhido sobre os rendimentos de fundos de investimento fechados e também de fundos de investimento em participações.

“Daremos aos beneficiários do Bolsa Família e do BPC a segurança e a garantia de que seus direitos serão preservados, eliminando ainda o risco de uso do abono ou do reajuste com fins eleitorais e até mesmo irresponsáveis do ponto de vista fiscal”, declarou os autores do texto, a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) e outros oito parlamentares.

13° foi pago para Bolsa Família no ano passado

Vale lembrar que em 2019, o 13º salário foi pago para Bolsa Família como promessa do governo do presidente Jair Bolsonaro. Na época, mais de 13 milhões de famílias foram beneficiadas. O pagamento do abono natalino tratou-se de uma medida para compensar os inscritos no programa pela alta da inflação.

A princípio, Bolsonaro havia assegurado que o 13º seria pago anualmente. Entretanto, a Medida Provisória 898 (MP) que determinava o benefício, garantiu o pagamento apenas no ano passado.

Uma comissão do Congresso até chegou a aprovar alterações na proposta para tornar o benefício permanente. Contudo, a MP e as mudanças aprovadas perderam a validade em março deste ano porque não foram votadas dentro do prazo pela Câmara e Senado.

Sendo assim, para que o pagamento seja feito no final de 2020, uma nova MP é necessária ou um novo projeto de lei deve ser encaminhado para ser aprovado pelo Congresso.

Leia também: 13º salário em 2020: Saiba como calcular quanto você vai receber




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário