scorecardresearch ghost pixel



Aposentadoria ganha aumento de 25% pelo INSS; Veja quem pode receber

Quantia extra tem como objetivo complementar a renda dos segurados que dependem de terceiros para a realização de atividades do dia a dia.



Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber um aumento de 25% no valor de aposentadorias e pensões. Por meio do chamado auxílio-acompanhante, segurados que possuem algum tipo de invalidez ou incapacidade permanente têm direito ao adicional extra no benefício.

Mas, para que serve a ajuda? O valor extra foi criado para amparar os segurados que necessitam de auxílio permanente e/ou integral para a realização de atividades básicas, como comer, tomar banho, andar, entre outras. O adicional de 25% seria uma forma de complementar a renda do aposentado e ajudar no custeio de gastos relacionados aos profissionais que cuidam dos idosos.

É importante destacar que o responsável pelo acompanhamento não precisa ser obrigatoriamente um enfermeiro ou contratado, pode ser uma pessoa da própria família do beneficiário.

Saiba como pedir o aumento na aposentadoria

O adicional de 25% do INSS já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Contudo, o aposentado por invalidez ou com incapacidade permanente que não recebe o auxílio pode solicitar o valor extra por por meio do site e aplicativo “Meu INSS”, ou pelo telefone 135.

Para dar entrada no pedido do auxílio-acompanhante, o INSS exige as seguintes documentações: CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante ou procurador; termo de representação legal ou procuração, além dos documentos médicos que comprovem a condição do segurado e a dependência de terceiros para executar atividades do dia a dia.

Leia também: Senado avalia proposta do adicional de R$ 2.000 para aposentados e pensionistas do INSS




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário