scorecardresearch ghost pixel



Bolsa Família em dobro: Enviada proposta que pode aumentar o benefício

Previsão é de que 30% dos recursos provenientes da reforma administrativa e de privatizações sejam destinados ao Renda Cidadã, possível substituto do atual programa de renda básica.



O grupo de empresários do chamado Manifesto Convergência Brasil enviou no último mês ao governo federal e a parlamentares a proposta que aumenta em duas vezes o valor mensal pago a beneficiários do Bolsa Família.

A previsão é de que 30% dos recursos provenientes da reforma administrativa e de privatizações sejam destinados ao Renda Cidadã, possível substituto do atual programa de renda básica. Dentre os membros do movimento estão:

  • Elvaristo do Amaral, ex-executivo do setor financeiro;
  • Frederico e Luiza Trajano, da Magazine Luiza;
  • Fabio C. Barbosa, membro do Conselho da Fundação das Nações Unidas;
  • Helena Nader, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC);
  • Hélio Magalhães, presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil; e
  • Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Subsídios

De acordo com o texto, o recurso arrecadado iria para um fundo, coordenado por representantes da sociedade civil e do governo. A cada ano, 10% do patrimônio líquido do fundo, junto com os seus rendimentos, seriam transferidos ao Renda Brasil, previsto para começar em 2021.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iria administrar o dinheiro, chamado “Fundo Convergência”. Os empresários afirmam que, se o projeto for aprovado, será possível arrecadar R$ 240 bilhões em dez anos para o programa.

Para fazer o cálculo, o grupo considerou estimativas do próprio governo com a reforma administrativa e de diversos economistas em relação à expectativa com as privatizações (30% de duas iniciativas que gerariam, cada uma, R$ 400 bilhões em dez anos).

Partindo desse pressuposto, o orçamento atual do Bolsa Família praticamente dobraria, se considerar também a rentabilidade do fundo de privatizações.

Leia ainda: Bolsa Família e Cadastro Único recebem suspensão de 6 meses; Entenda




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário