scorecardresearch ghost pixel



Cadastro Único poderá ser 100% digital e livre de fraudes; Veja a proposta

Ideia é criar um banco de dados único e virtual que contenha todas as informações relacionadas aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social.



Cadastro Único (CadÚnico) reúne um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Por meio dele, o Governo Federal define quem pode participar de programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC, entre outros.

Entretanto, com a pandemia do novo coronavírus, vários setores da sociedade ficaram sem atendimento presencial. Como, por exemplo, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), responsável pelas inscrições do Cadastro Único. Isso dificultou a coleta de dados das famílias de baixa renda e, consequentemente, atrasou a inclusão dessas pessoas em políticas assistencialistas.

Pensando nisso, a senadora Elizane Gama (Cidadania-MA) sugeriu a implantação de um cadastro único 100% digital. Entenda como iria funcionar!

Cadastro Único 100% digital

A ideia de criar um CadÚnico virtual é garantir a continuidade do serviço, sem interrupções, além de propor mais agilidade e seguridade nas inscrições no período pós-pandemia. Os dados seriam sistematizados de forma digital, segura e livre de fraudes.

“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, explicou a senadora. Por esse motivo, segundo ela, a implantação de um cadastro nacional digital é necessária e urgente.

A parlamentar ainda afirma que há cerca de 46 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Esse número revela que quase um quarto da população não está sob o olhar do governo federal. São os chamados cidadãos “invisíveis”.

Essas pessoas, geralmente, estão com os CPFs suspensos, cancelados, nulos ou categorizados como irregulares perante à Justiça. O que dificulta o acesso a benefícios sociais. Segundo Eliane, isso é preocupante, pois inibe o exercício da cidadania em sua totalidade.

Estou inscrito no CadÚnico?

O cidadão pode verificar se já está cadastrado no banco de dados do governo. Há três opções de consulta. O aplicativo “Meu CadÚnico”, por exemplo, está disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store. Após baixar o app, basta inserir os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado.

Outra opção é ligar para o número 0800 707 2003. Por ele, o cidadão pode tirar dúvidas sobre o programa e outros benefícios sociais do governo. A ligação é gratuita quando realizada de telefone fixo.

Por fim, o interessado pode recorrer ao site “Meu CadÚnico”. Para acessar, será necessário preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência para a consulta.

Leia também: CadÚnico é necessário para obter 22 benefícios sociais em 2020; Veja lista completa




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário