scorecardresearch ghost pixel



Governo intensifica negociações para criar novo programa social ainda este ano

Previsão é que a proposta seja apresentada ao presidente nesta semana. A expectativa é que, após o segundo turno das eleições municipais, o texto possa ser debatido.



Diante das incertezas sobro o fim do auxílio emergencial, lideranças do governo e integrantes da equipe econômica intensificaram ontem as negociações com parlamentares para criar um novo programa social ainda este ano. A expectativa é que a proposta seja enviada ao presidente Jair Bolsonaro nesta semana.

Após o fim do primeiro turno das eleições municipais, não houve grandes avanços na agenda fiscal do governo. Por isso, os principais articuladores tentam preparar o terreno para apresentar a direção das políticas na próxima semana, quando as eleições serão de fato encerradas. O desafio é elaborar medidas de corte de gastos para viabilizar o programa.

Entretanto, como apurou o Estadão, já há consenso para incluir no parecer do relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) emergencial, senador Márcio Bittar (MDB-AC), os “gatilhos” de contenção de despesas obrigatórias para não ultrapassar o teto de gastos. Além disso, também há a previsão de corte em isenções e subsídios tributários – uma política que deve consumir R$ 307,9 bilhões em 2021, se não houver mudanças.

Em relação aos “gatilhos”, o foco central está nos gastos com pessoal. Já nos incentivos tributários, a proposta é fazer um corte de alcance geral, exceto o Simples Nacional e os benefícios regionais. Por esse motivo, o porcentual de corte das renúncias em outras áreas deve de ser um pouco maior, em torno de 20% a 25%.

Medidas para financiar o programa

O presidente recentemente ameaçou dar “cartão vermelho” para integrante do governo que falem em congelar aposentadorias e pensões. Apesar disso, a chamada “desindexação” – que desobriga a concessão de reajustes para manter o poder de compra – voltou à mesa de negociações com o Congresso.

Agora está em debate o congelamento de benefícios acima de um salário mínimo (R$ 1.045 em 2020), como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo. Contudo, ainda não há consenso sobre a medida, apelidada de “semidesindexação”.

A retomada das discussões sobre medidas de corte de gastos vem em meio à divisão entre governo e parlamentares sobre a necessidade de prorrogação da auxílio emergencial em 2021. Isso porque, além de não haver uma definição sobre o novo programa social, a pandemia tem dado sinais de crescimento.

Entretanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tenta barrar essa prorrogação. Ele afirma não ver ainda evidências de uma segunda onda do novo coronavírus no Brasil.

Leia também: Auxílio emergencial até 2021? Ala política defende, mas Bolsonado ainda não decidiu




Voltar ao topo

Deixe um comentário