scorecardresearch ghost pixel



Governo pensa em desistir do Renda Cidadã para 2021; Entenda!

Ideia para 2021 é manter o Bolsa Família, que contempla atualmente cerca de 14,2 milhões de famílias, aumentando o número de famílias beneficiadas.



Segundo matéria postada pelo Jornal O Globo na última semana, o governo pode ter desistido de vez de criar o Renda Cidadã. Inicialmente, o o governo planejava criar o novo programa social incluindo mais beneficiários e pagando um valor superior que o pago atualmente através do Bolsa Família. Para que o Renda Cidadã entrasse no orçamento, a proposta era acabar com outros programas sociais (como o abono salarial, por exemplo) e direcionar os recursos para o novo programa. Agora, a ideia para 2021 é manter o Bolsa Família, que contempla atualmente cerca de 14,2 milhões de famílias, aumentando o número de famílias beneficiadas.

Fontes próximas ao presidente Jair Bolsonaro afirmam ainda que o governo não pensa na possibilidade de renovar o auxílio emergencial após dezembro deste ano. O benefício contempla atualmente mais de 67 milhões de pessoas. Ainda assim, o governo estima que pelo menos três milhões de famílias precisam continuar recebendo assistência a partir de janeiro de 2021.

Outro fator relevante é a fila de espera: antes do pagamento do auxílio emergencial, o ministério da Cidadania contava com 1,6 milhão de famílias na fila do Bolsa Família. Deste grupo, 1,2 milhão foram incluídas no programa e 400 mil passaram a receber o auxílio emergencial no período da pandemia.

Para contemplar mais famílias em 2021, a verba do Bolsa Família deve ser ampliada. Neste ano, o governo destinou um total de R$ 29,5 bilhões para o pagamento do programa. O orçamento previsto para 2021 é de R$ 34,8 bilhões. Segundo o governo, o ajuste é suficiente para incluir mais um milhão de famílias no programa.

Novo Bolsa Família deve ser lançado em dezembro

A ideia do presidente é manter todos os outros programas sociais e lançar um outro programa. Nesta segunda-feira, 16, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, declarou que o novo programa social do governo já está pronto e tem lançamento previsto para o início de dezembro.

O ministro acrescentou ainda que o programa deve atingir mais de 20 milhões de cidadãos de baixa renda e tem orçamento próprio. “Temos um programa hoje totalmente diferente de tudo que foi feito na América, é um programa inovador que passa muito pela experiência da digitalização vista no auxílio emergencial”, destacou Onyx.

Leia também: 13º salário pode ser pago para Bolsa Família e BPC com aprovação de projeto




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário