scorecardresearch ghost pixel



Mais um estado brasileiro oferece CNH gratuita; São 400 vagas disponíveis

Departamento de Trânsito de Roraima abriu as inscrições do programa. 65% das oportunidades são para a capital (Boa Vista) e 35% para as demais cidades.



O Departamento de Trânsito do estado de Roraima abriu as inscrições para o programa de CNH gratuita, voltado para família de baixa renda. São 400 vagas para garantir a Carteira Nacional de Habilitação sem nenhum custo. O curso teórico-prático e os exames médicos e psicológicos serão pagos pela Secretaria de Saúde (Sesau).

CNH Cidadã foi o nome dado pelo Detran-RR para intitular a CNH grátis. O programa é previsto pela Lei nº 1.011/2015, de autoria do deputado estadual Jorge Everton (MDB). E foi regulamentado pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), no mês passado.

O projeto permite a emissão da primeira CNH nas categorias A, B e AB, além da renovação para condutores que trabalham na categoria de motorista. De acordo com o Detran-RR, 65% das oportunidades são destinadas para Boa Vista (Capital), 35% para as demais cidades e 5% para pessoas com deficiência.

O órgão fica responsável por todo o processo do programa, desde a inscrição até a entrega dos documentos. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 40% para as pessoas de baixa renda e que estejam desempregados, há mais de 01 ano;
  • 40% para os beneficiários do Bolsa Família;
  • 18% para a renovação de CNH, destinado a quem possui baixa renda e exerça a função remunerada de motorista;
  • 5% para pessoas com deficiência;
  • 2% para pessoas liberadas do sistema penitenciário.

Inscrição CNH gratuita

As inscrições podem ser feitas no site do Detran-RR. Ao acessar a página, os interessados devem clicar na opção “Habilitação-CNH”, depois em “CNH Cidadã” e, por fim, em “Solicitar CNH Cidadã”.

O processo de seleção será composto por três etapas: inscrição, seleção e comprovação dos dados cadastrais. É de responsabilidade do candidato preencher o formulário de inscrição com as informações corretas.

Caso ocorra algum erro no ato da inscrição, é possível alterar ou corrigir os dados informados uma única vez. Entretanto, apenas durante o período de inscrição, no próprio site do Detran-RR.

Leia também: Fim das autoescolas? PL propõe mudanças no processo de obtenção da CNH; Entenda




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário