scorecardresearch ghost pixel



Servidores que receberam auxílio emergencial terão desconto no pagamento

Governo afirma que cerca de 3,5 mil funcionários públicos tiveram acesso irregular ao benefício. Projeto que autoriza abatimento foi aprovado na Assembleia Legislativa.



O projeto que prevê o desconto na remuneração de servidores que receberam o auxílio emergencial de forma irregular foi aprovado, na última quarta-feira, 18, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foram 47 votos favoráveis à proposta, de autoria da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

De acordo com levantamento encaminhado pela Controladoria-Geral da União, cerca de 3,5 mil funcionários públicos do Estado receberam irregularmente o benefício. Dentre eles, servidores, aposentados e pensionistas, civis e militares.

No entanto, o governo estadual confirmou que nem todos agiram de má-fé. Isso porque foram apuradas falhas técnicas no cruzamento de dados que são utilizados pela União. Mesmo assim, essa situação não impede a necessidade de devolução dos valores recebidos de forma irregular.

Além dos servidores do Executivo, a determinação envolve o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado e a Defensoria Pública do RS.

Desconto no salário de servidores

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve sancionar a lei nos próximos dias. Ele aguarda o encaminhamento do projeto, dentro do prazo regimental da Assembleia.

No entanto, a PGE afirma que o abatimento só será feito após a conclusão dos procedimentos administrativos. Ou seja, depois que for apurado a responsabilidade dos servidores, com ampla defesa. Confirmando, assim, se houve recebimento irregular e que os valores ainda não foram ressarcidos.

Vale ainda destacar que os descontos terão acréscimo de juros de 1% ao mês e correção monetária sobre os  valores recebidos irregularmente. Além disso, a devolução do benefício não substitui outras punições. O dinheiro será devolvido à União.

Veja mais: Atenção! Ferramenta do Governo pode suspender pagamentos do auxílio de R$ 300




Voltar ao topo

Deixe um comentário