scorecardresearch ghost pixel



13º salário para aposentados: Pagamento pode ser antecipado com o fim do auxílio

"Temos a capacidade de antecipar benefícios, diferir arrecadação de impostos, já fizemos isso neste ano”, disse o ministro Paulo Guedes.



A equipe econômica do governo federal tem um plano de contingência para o caso dos índices de covid-19 voltarem a subir e acontecer um pique contaminações, entre as opções está a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também o pagamento do abono salarial, um 14º salário aos trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

De acordo com o Estadão/Broadcast, o plano funcionaria como uma espécie de “vacina” para garantir a sustentação da retomada econômica. O ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência pública no Congresso na sexta-feira passada, citou as medidas que o governo pode tomar para ajudar a economia depois do fim do auxílio emergencial, que já injetou R$ 293,8 bilhões.

“Temos a capacidade de antecipar benefícios, diferir arrecadação de impostos, já fizemos isso neste ano”, disse o ministro. Ele ainda destacou que essas ações respeitam o teto de gastos, regra que limita o avanço das despesas da União à inflação.

13º salário INSS já havia sido antecipado este ano

Vale destacar que em março, por causa da pandemia de covid-19, a equipe econômica já havia antecipado as parcelas do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS, assim como fez a antecipação do calendário do abono salarial e também o adiou da cobrança de tributos a serem pagos por empresas e microempreendedores.

Segundo uma fonte da equipe econômica, agora o Ministério da Economia está “observando” para tomar as futuras medidas que dependem do “andamento da economia”. No entanto, não há estima-se que não haverá mais adiamento de tributos, pois a Receita Federal está começando agora a recuperar sua base de arrecadação.

Auxílio emergencial

O calendário de pagamento do auxílio vai até janeiro de 2021, com liberação de saques e transferências que não foram feitos este ano. Porém, um calendário de janeiro com o número de beneficiados foi divulgado, mas não os valores e o próprio ministro Guedes já mencionou publicamente sobre pagamentos em fevereiro.

Veja também: INSS e STF definem novo método para zerar fila de espera da perícia médica; Confira o prazo!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário