scorecardresearch ghost pixel



Aplicativo Meu CadÚnico libera 6 funções que facilitam acesso ao programa. Veja quem pode se inscrever

Projeto tem como objetivo viabilizar a implementação de políticas públicas que possam melhorar a vida de famílias de baixa renda.



Com o objetivo de ajudar o cidadão a se inscrever no programa Cadastro Único (CadÚnico) e consultar informações da sua família pelo celular, o governo federal disponibilizou o aplicativo Meu CadÚnico, que pode ser baixado nos celulares de sistema Android ou iOS.

Para quem ainda não conhece, o CadÚnico é um conjunto de informações mantidas pelo governo sobre as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. A proposta é viabilizar a implementação de políticas públicas que possam melhorar a vida dessas famílias.

O app é uma facilidade que oferece as seguintes seis funções:

  1. Emitir comprovante de cadastramento no programa;
  2. Ver quem são considerados membros da família;
  3. Verificar do Número de Identificação Social (NIS) de cada integrante da família;
  4. Consulta de alguma pendência no cadastramento;
  5. Localizar um local de cadastramento mais próximo de sua moradia;
  6. Conhecer os programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social.

Pelo Meu CadÚnico, os inscritos podem buscar informações para se inscrever, por exemplo, nos programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Pro Jovem Adolescente, Água para todos, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, entre outros.

Vale destacar que para aproveitar as funcionalidades do aplicativo da melhor forma, o cidadão deve mantê-lo sempre atualizado. Para isso, basta acessar o  Google Play ou a App Store.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Para se inscrever no Cadastro Único, as famílias de baixa renda precisam receber até meio salário mínimo por pessoa ou ter até 3 salários mínimos de renda mensal total.

Como se inscrever no Cadastro Único?

O município frequentemente promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda para fazer o cadastro no programa. Porém, se a sua família recebe até meio salário mínimo por integrante ou  ganha até 3 salários mínimos de renda mensal total e ainda não está inscrita no Cadastro Único, busque por um Centro de Referência em Assistência Social no município e (CRAS) e solicite a inscrição.

Para o cadastro é importante levar pelo menos um dos documento listados abaixo de todos os membros da sua família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) (se for o caso);
  • Certidão de Casamento.

Também é preciso ter um comprovante de endereço, você pode apresentar uma conta de água ou luz, ele não é obrigatório, porém auxilia bastante durante o preenchimento do seu endereço no momento do cadastro. Caso tenha se interessado pelo programa, obtenha mais informações sobre o CadÚnico pelo informativo no site da Caixa.

Veja também: Veja o que muda nos saques do Bolsa Família em 2021




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário