scorecardresearch ghost pixel



Auxílio emergencial será pago em 2021? Confira novidade sobre prorrogação do benefício

Ideia é ampliar por mais três meses, ou seja, até março do ano que vem, o decreto de calamidade pública para enfrentamento da Covid-19.



Apesar de a pandemia do novo coronavírus ainda não ter acabado, os programas sociais do governo no combate à crise econômica estão próximos do fim. Entre eles os pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600 ou R$ 300, que segue com depósito via conta poupança social digital somente até o dia 29 de dezembro.

Sem previsão de uma nova prorrogação pelo alto escalão do governo, alguns parlamentares estão preparando projetos com intenção de estender em novas rodadas o pagamento do auxílio emergencial em 2021. Um deles foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

De acordo com o texto do Projeto de Lei (PL) nº 5.495/20, a ideia é ampliar por mais três meses, ou seja, até março do ano que vem, o decreto de calamidade pública para enfrentamento da Covid-19, que termina no dia 31 de dezembro. A confirmação permitiria que o governo mantivesse por mais 90 dias o orçamento de guerra, que autoriza manobras econômicas excepcionais.

Prorrogação do auxílio emergencial em 2021

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, uma nova prorrogação do auxílio emergencial seria necessário apenas no caso de uma segunda onda da pandemia de coronavírus. Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que não haverá esse alongamento, mas que pretende aumentar a quantia paga no Bolsa Família.

Além disso, a equipe econômica discute ainda outras alternativas mais viáveis que o auxílio emergencial para socorrer financeiramente a população de vulneráveis no início de 2021. Dentre as soluções estão um novo saque emergencial do FGTS, a antecipação do 13º salário de aposentados e de beneficiários da Previdência, além do adiantamento do abono salarial.

Leia ainda: Auxílio emergencial: Governo publica novas regras para contestação de benefício negado. Confira




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário