scorecardresearch ghost pixel



Bancos concedem empréstimo consignado com limite até 40% maior. Saiba onde encontrar as menores taxas

Diversos bancos já adaptaram seus sistemas conforme as regras previstas na MP que determina aumento da margem consignável. Confira quais deles oferecem taxas mais acessíveis.



No mês de outubro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma medida que determina o aumento da margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, o limite nesta modalidade passou de 30% para 35%.

A Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro é mais uma iniciativa para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 no Brasil. Sendo assim, a medida é válida até 31 de dezembro de 2020, quando o decreto do estado de calamidade pública deixará de vigorar.

O limite para o cartão de crédito consignado, no entanto, continua sendo de 5%. Desta forma, ao todo, os segurados do INSS poderão comprometer até 40% do valor da aposentadoria ou pensão. A medida foi sugerida pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

A iniciativa contempla também os segurados que estão inadimplentes. “O objetivo é possibilitar que potenciais endividados tenham acesso a empréstimos consignados com juros menores”, disse o Governo Federal em nota.

Bancos já aderiram às novas regras

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), diversos bancos já adaptaram seus sistemas conforme as regras previstas na MP. Assim, segurados do INSS já podem contratar o empréstimo em instituições financeiras como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.

Vale destacar que cada banco pode definir as taxas de juros das linhas de crédito consignado, desde que sejam respeitados os limites para empréstimo com desconto no benefício e cartão de crédito, que são de 1,80% e 2,70% ao mês, respectivamente.

Taxas de juros dos principais bancos

As taxas de juros do crédito consignado são as mais baixas dentre as opções disponíveis para pessoas físicas. Mesmo assim, como o percentual pode variar de um banco para outro, é importante saber quais oferecem as menores taxas para o empréstimo e contratar aquele que for mais vantajoso.

Confira a seguir as taxas de juros mensais para empréstimo consignado dos principais bancos:

  • Santander – 1,42% a.m.
  • Caixa Econômica Federal – 1,51% a.m.
  • Banco do Brasil – 1,58% a.m.
  • Facta – 1,62% a.m.
  • Bradesco – 1,66% a.m.
  • Agiplan/Agibank – 1,68% a.m.
  • Banco Pan – 1,74% a.m.
  • BMG – 1,76% a.m.
  • Itaú – 1,79% a.m.

Leia também: Empréstimo consignado vai ser suspenso em 2021? Veja o que diz a proposta




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário