Quem não resgatou o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até esta segunda, 30, fim do prazo determinado pela Caixa Econômica Federal, e quer ter acesso ao dinheiro, não precisa se preocupar.
Os cidadãos que não conseguiram sacar a tempo devem solicitar o saque pelo aplicativo FGTS entre os dias 7 e 31 de dezembro. Neste caso, o saldo será transferido novamente para a conta poupança social digital aberta pelo banco no seu nome e ficará disponível para movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
Então o que os interessados devem fazer é partir do dia 7 de dezembro pedir o dinheiro pelo app FGTS, mas a movimentação, transferências e solicitação de saque acontecem por outro app, o Caixa Tem. Todo esse processo é gratuito, inclusive as transferências para contas de outros bancos.
Valor do FGTS emergencial
Os trabalhadores podem sacar até R$ 1.045 (um salário mínino), mas isso depende da soma dos saldos de todas as contas ativas (emprego atual) ou inativas (emprego anterior) com saldo no FGTS.
Ainda não recebi o FGTS emergencial, o que faço?
Quem tem direito ao FGTS emergencial de até R$ 1.045, contudo não recebeu o fundo de garantia na data prevista em calendário oficial, deve acessar o aplicativo FGTS para atualizar os dados cadastrais e pedir abertura da conta poupança digital da Caixa.
Isso porque, segundo o banco, o não recebimento do dinheiro até agora, indica erro de dados cadastrais no sistema. Após a correção, que poderá ser realizada também até dia 31 de dezembro, o valor e a data do crédito serão informados.
Consulta FGTS e canais de atendimento
Em caso de dúvidas e se quiser consultar o valor do seu FGTS, a Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
- Site fgts.caixa.gov.br
- Aplicativo FGTS
- Internet Banking Caixa
- Central de Atendimento Caixa 111, opção 2
Leia também: Projeto de Lei prevê pagamento de 3% do FGTS junto com salário; Entenda