scorecardresearch ghost pixel



Governo Bolsonaro decide turbinar o Bolsa Família a partir de 2021; Confira o que muda

Programa Renda Cidadã foi engavetado pelo governo por inconsistências orçamentárias.



A criação do Renda Cidadã foi descartada por conta da falta de acordo entre o governo e os líderes do Congresso. Com isso, a partir de janeiro e com o encerramento do auxílio emergencial, o programa Bolsa Família vai continuar sendo pago. 

Essa decisão foi tomada após conversas entre os parlamentares e os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Secretaria de Governo, Eduardo Ramos, e o presidente Jair Bolsonaro. 

O programa Bolsa Família deve ser ampliado no mês de fevereiro para incluir a parcela da população que vai ficar desassistida pelo fim do auxílio emergencial. No entanto, isso vai ficar condicionado à existência de margem orçamentária, segundo fonte do governo. 

Orçamento para 2021

A fonte ainda disse que o balanço realizado nas últimas conversas revelou a necessidade de reforçar o compromisso do governo com a disciplina fiscal. Por conta desse cenário apertado no Congresso, apenas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser votada neste ano. 

A aprovação do projeto é importante para evitar que a máquina pública seja paralisada no começo de 2021. O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator das propostas de corte de gastos, esperava que o Renda Cidadã fosse incluído no parecer, mas foi descartado. 

O relatório de Bittar vai conter apenas medidas de corte de despesas, por exemplo: introdução de gatilhos no serviço público, corte de renúncias fiscais, enxugamento dos fundos públicos, entre outros. 

Agora, é necessário abrir espaço no orçamento para depois discutir como serão realizadas as ampliações de gastos com o programa social. O Bolsa Família atende hoje 20 milhões de pessoas.

Veja também: Caixa Tem: Governo pretende liberar até R$ 1.000 para beneficiários do Bolsa Família




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário