scorecardresearch ghost pixel



INSS começa a pagar diferença das antecipações do auxílio-doença; Veja quem tem direito

1,1 milhão de segurados receberam o benefício de forma antecipada. Destes, 600 mil terão seus processos analisados de forma automática e poderão receber o valor retroativo.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o pagamento do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, em razão da pandemia do novo coronavírus. Os segurados que tiveram o adiantamento concedido até 31 de outubro vão receber a diferença em dezembro.

O retroativo é destinado aos beneficiários que tinham direito a um valor superior aos R$ 1.045 depositados. Ao todo, 1,1 milhão de segurados receberam o benefício de forma antecipada. Destes, 600 mil terão seus processos analisados de forma automática e poderão receber os valores referentes à revisão.

Porém, vale destacar que nem todos vão receber a diferença. Isso porque pode não haver alteração no valor do benefício após ser feita a análise.

O INSS enviará cartas aos beneficiários que têm direito à diferença, com as informações do recálculo, bem como do total devido. O interessado também pode consultar se vai receber os atrasados pelo site ou aplicativo Meu INSS, além da central 135.

Pagamento da diferença

Os segurados cuja a média salarial garantiria um auxílio-doença acima de R$ 1.045 têm direito às diferenças. O valor é calculado com base na correção e tempo de afastamento. Ou seja, pelo total de parcelas recebidas.

O pagamento do valor retroativo será feito em conta corrente, para quem recebe nessa modalidade, direto no caixa do banco ou saque com cartão magnético.

Vale lembrar que em outubro, por exemplo, a autarquia fez o pagamento das diferenças a 497 mil segurados que tiveram a antecipação concedida até 2 de julho deste ano.

Leia também: Veja data de pagamento do auxílio-doença em 2021. Calendário completo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário