scorecardresearch ghost pixel



INSS libera aumento de 25% da aposentadoria ainda em 2020; Veja quem tem direito

Benefício, conhecido como auxílio-acompanhante, tem o intuito de complementar a renda dos beneficiários que possuem algum tipo de invalidez ou incapacidade permanente.



Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter um acréscimo em seu benefício. Isso porque a autarquia anunciou um aumento de 25% no valor da aposentadoria por invalidez. A mudança se trata do auxílio-acompanhante.

O adicional foi criado para complementar a renda dos beneficiários. O recurso extra visa custear gastos com serviços de acompanhante/cuidador, que irá auxiliar o segurado na realização de atividades diárias. Como, por exemplo, tomar banho, preparar a comida, entre outros.

Vale ressaltar que o responsável pela ajuda pode ser uma pessoa da família e não precisa ser obrigatoriamente um enfermeiro ou contratado.

Como solicitar o aumento de 25%?

O benefício, geralmente, é concedido durante o processo da aposentadoria. No entanto, segurados que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o adicional podem solicitar a inclusão pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Para isso, será necessário apresentar alguns documentos ao INSS: CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de Representação Legal ou procuração; além de documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.

Leia também: INSS: Benefício por incapacidade temporária paga 13º salário? Descubra aqui!




Voltar ao topo

Deixe um comentário