scorecardresearch ghost pixel



INSS: Prazo para contratar empréstimo consignado com condições especiais está chegando ao fim

Até 31 de dezembro, os segurados poderão comprometer ao todo até 40% do valor do benefício. Já a partir de 2021, volta a valer a margem consignável anterior, de até 35% da renda.



Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e precisa de crédito consignado, fique atento. A data limite para a contratação do empréstimo com condições especiais é 31 de dezembro.

Até o último dia deste ano, os segurados da Previdência Social poderão comprometer ao todo até 40% do valor do benefício. Destes, 35% podem ser comprometidos com empréstimos e 5% com o cartão de crédito, ambos na modalidade de consignado. Já a partir de 1º de janeiro de 2021, volta a valer a margem consignável anterior, de até 35% da renda, sendo 30% com empréstimos e 5% com o cartão.

O aumento do limite de crédito consignado foi uma das medidas do governo para estimular a economia, afetada pela pandemia do coronavírus, além de apoiar os segurados do INSS que perderam renda durante este período.

No entanto, segundo especialistas, o aumento da margem consignável pode ser um risco para os beneficiários, uma vez que o dinheiro normalmente é utilizado para cobrir as despesas do dia a dia, como pagamento de contas de consumo ou compra de alimentos e remédios. Além disso, o limite aumentou, mas o valor do benefício não, o que pode acabar comprometendo a renda familiar.

O recomendado é recorrer ao empréstimo consignado somente em casos de extrema necessidade, como pagar dívidas no cartão de crédito, por exemplo, visto que as taxas de juros do cartão são bastante elevadas, podendo chegar até 14% ao mês, enquanto as condições do consignado são mais acessíveis. Desta forma, os aposentados e pensionistas podem se reorganizar financeiramente e evitar novos endividamentos.

Outro ponto a ser considerado antes de contratar o crédito consignado do INSS é a inflação, que está em alta. Isso porque todas as despesas são reajustadas a partir do índice, sendo necessário então que o segurado se organize para não passar por restrições no futuro.

Crédito consignado é motivo de reclamações no Procon

De janeiro a julho deste ano, foram assinados mais de 11 milhões de contratos para empréstimo consignado no Brasil. O valor destinado a essas operações totalizou R$ 62,79 bilhões.

Apesar da grande demanda, o crédito nesta modalidade tem sido motivo de diversas reclamações junto ao Procon, órgão responsável pela defesa do consumidor. Os segurados se queixam principalmente de contratação do empréstimo sem o seu consentimento, e de juros abusivos e refinanciamento no cartão de crédito sem autorização.

Para evitar este tipo de problema, o Procon orienta que os aposentados e pensionistas do INSS verifiquem atentamente as taxas de juros nesta modalidade, além de consultar o site do próprio órgão, redes sociais e sites como o Reclame Aqui para saber se existem reclamações recentes contra a instituição financeira relacionadas à contratação de crédito consignado.

Leia também: INSS libera nova regra para descontos em benefícios. Saiba evitar fraudes




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário