scorecardresearch ghost pixel



IPVA grátis 2021! Saiba quando é possível ficar isento do tributo

Nem todo mundo precisa se preocupar com o pagamento do imposto anual cobrado pela circulação de veículos. Isenção da cobrança varia de acordo com o estado.



Todos os anos, proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o chamado Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva, mais conhecido como IPVA. Entretanto, apesar da regra, algumas pessoas podem ficar livre do tributo, garantindo assim um dinheiro extra.

Mas, afinal: como conseguir IPVA grátis? A resposta, apesar de simples, varia de estado para estado. Isso porque tem direito à isenção do imposto quem possui veículos com, no mínimo, mais de 10 anos no registro que informa o tempo de fabricação.

Isenção IPVA 2021

A conta para saber se o proprietário tem ou não direito a isenção da cobrança segue a seguinte tabela:

  • 10 anos: Roraima e Rio Grande do Norte;
  • 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • 18 anos: Mato Grosso; e
  • 20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

No estado de Santa Catarina, por exemplo, veículos fabricado até o ano de 1985 recebem isenção no pagamento do IPVA. Já em Pernambuco e Minas Gerais, o sistema adotado é diferente, ao promover apenas uma redução progressiva do valor do imposto de acordo com o ano de fabricação.

Como saber se tenho isenção no IPVA?

Basta consultar o documento oficial do carro e verificar o ano de fabricação. A partir daí, é só fazer o cálculo referente ao estado de origem do bem e pronto. Vale ressaltar que, para a conta do IPVA, é considerado o ano de fabricação e não o ano-modelo, como consta no Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Leia ainda: CNH venceu durante a pandemia? Confira as novas datas para renovação




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário