A poupança social digital da Caixa Econômica Federal é uma modalidade de conta simplificada voltada para o repasse de recursos oriundos de programas governamentais. Com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem, o limite de saldo mensal permitido é de R$ 5 mil.
Atualmente, a abertura desta modalidade de poupança se restringe apenas aos beneficiários do auxílio emergencial, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.045, abono salarial PIS e, recentemente, para pagamento aos inscritos do Bolsa Família.
Como é feita a movimentação do dinheiro?
Correntistas da conta poupança social digital podem operacionalizar os recursos recebidos por meio do aplicativo Caixa Tem. As funções liberadas até o momento incluem:
- Transações utilizando o Cartão Virtual de Débito;
- Pagamentos de contas e transferências; e
- Saques sem cartão em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e em Correspondentes Caixa AQUI.
A plataforma é isenta de tarifas de manutenção, oferecendo gratuitamente serviços básicos, como até 2 saques por mês, 3 transferências para depósitos em outros bancos, envio ilimitado de dinheiro para contas da Caixa, fornecimento de até 2 extratos por mês, além da realização de consultas pelos canais digitais.
Porém, vale ressaltar que caso as movimentações ultrapassem o limite acima, são cobradas tarifas conforme a tabela vigente.
Mas, afinal: Meu dinheiro rende na poupança social digital da Caixa?
A resposta é sim! As regras que determinam a remuneração dos depósitos de poupança constituem-se de duas parcelas, a saber:
- I – referente à remuneração básica, proposta pela Taxa Referencial – TR; e
- II – referente à remuneração adicional, correspondente a: 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.
Leia ainda: Caixa anuncia crédito imobiliário para quem quer reformar a casa; Confira