scorecardresearch ghost pixel



Precisando de empréstimo no final do ano? Veja como funciona a antecipação do FGTS

Apesar do interesse de instituições financeiras privadas, modalidade de antecipação só está disponível em bancos públicos.



Primeiramente, é preciso entender que apenas clientes de bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (BB), podem solicitar a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Instituições financeiras privadas, por exemplo, Itaú, Bradesco e Santander, ainda não fazem parte. 

A Caixa foi a primeira instituição financeira a disponibilizar essa linha de antecipação de crédito. O banco informou que as operações nesta modalidade já somam 1,7 milhão de contratos. 

Outras linhas de crédito

Segundo fontes do governo, há interesse dos bancos privados nessa modalidade. No entanto, a operação demandaria um investimento operacional e tecnológico que está sendo direcionado a processos urgentes como o Pix, novo sistema de transações do Banco Central (BC) e Open Banking. 

Um dos técnicos da área econômica afirmou que a pandemia do novo coronavírus criou uma grande pressão nos bancos. As instituições financeiras anteciparam investimentos com objetivo de acelerar a abertura de contas digitais e ainda precisaram operar com as linhas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). 

Dessa forma, até o momento, a antecipação do saque aniversário está disponível apenas aos clientes de bancos públicos. 

Veja também: Atenção! Saque do FGTS emergencial de R$ 1.045 vai até 31 de dezembro




Voltar ao topo

Deixe um comentário