scorecardresearch ghost pixel



Principais acontecimentos do dia: Gerdau (GGBR4), investimento estrangeiro e agenda política

Mudança no objetivo social da Gerdau e forte entrada de investimento estrangeiro no país estão entre os principais assuntos de hoje.



A Gerdau (GGBR4) é um dos destaques desta sexta-feira, 18, com uma assembleia extraordinária que abordará uma alteração em seu objetivo social. Também está em foco o volume expressivo de investimento estrangeiro recebido pelo Brasil em novembro, bem como o vencimento de opções na NYSE.

Gerdau pode entrar no mercado de gás

Uma assembleia geral extraordinária marcada para hoje vai decidir sobre uma mudança no objeto social da Gerdau para incluir importação e a comercialização de gás natural pela empresa. A proposta já foi autorizada por seu conselho de administração.

No momento, seu estatuto prevê conta somente com parte que aborda a exploração da indústria e comércio de produtos siderúrgicos em geral, e outra sobre a participação no capital de outras sociedades de atividades industriais.

Se a alteração foi aprovada, a Gerdau poderia passar a vender gás natural, e não apenas adquirir o produto para uso próprio.

Entrada de investimento estrangeiro

Outro assunto em foco é o grande ingresso de investimentos estrangeiros no país em novembro. A B3 recebeu R$ 31,5 bilhões, um saldo recorde para o mês, mostraram dados do Banco Central. O momento é de otimismo devido às vacinas e aos juros baixos no exterior.

Mais um dado econômico relevante foi o do Instituto For Economic Research (Ifo), que informou que a percepção com a economia de investidores no país está mais positiva do que se esperava, chegando a 92,1, versus 90 previstos. Entre os empresários, a visão sobre o tema também melhorou.

Hoje também é dia de vencimento de opções na Bolsa de Nova York (NYSE), acontecimento que normalmente agita o mercado.

No Reino Unido, as vendas no varejo recuaram 3,8% em novembro, menos que os 4,2% previstos em meio ao avanço da pandemia de coronavírus na região.

Do outro lado do mundo, no Japão, o banco central decidiu manter a taxa de juros do país em -0,10%.

Balanço de Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está fazendo um balanço de 2020 em uma coletiva de imprensa, seu último evento do ano para ele, já que suas férias começam amanhã.

O presidente Jair Bolsonaro esteve presente na formatura de soldados da Policia Militar no Rio de Janeiro, enquanto o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem um encontro pela tarde com o Conselho Monetário Nacional.

Esta sexta-feira é o dia do leilão da rodovia federal RSC-287, que corta o Rio Grande do Sul, pelo Ministério da Infraestrutura. Também serão leiloados 18 terminais portuários nos Estados da Bahia, Alagoas e Paraná.

Leia mais: B3 (B3SA3) anuncia serviço de pós-negociação para operações com títulos públicos federais




Voltar ao topo

Deixe um comentário