scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida do INSS continua suspensa até janeiro de 2021; Há risco de perder o benefício?

Segurados não devem ficar sem receber benefícios mesmo com suspensão da comprovação.



Até o próximo mês de janeiro, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão ter os benefícios bloqueados caso deixem de fazer a prova de vida neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus. O governo federal já confirmou que a comprovação só voltará a ser exigida em 2021.

A prova de vida anual é obrigatória, mas deixou de ser exigida em março para evitar aglomerações nas agências do INSS durante a pandemia. A suspensão foi prorrogada pelo governo nos meses de novembro e dezembro, visto que o risco de contágio pelo novo coronavírus permanece. 

Benefícios até o fim de janeiro

A decisão consta na Portaria nº 1.186, do INSS, publicada no Diário Oficial da União e lembra que, com a suspensão da obrigatoriedade da prova de vida, o INSS não vai bloquear os créditos dos benefícios previdenciários até o fim de janeiro. 

Em nota, o INSS afirmou que a prorrogação vale para os beneficiários residentes tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, quando voltar a ser exigida, a comprovação vai continuar sendo feita por meio dos bancos em que os segurados recebem os benefícios. 

“De acordo com a portaria, a rotina e as obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece, e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos”, destaca o comunicado. 

Veja também: Tabela do INSS 2021: Pagamentos podem chegar até R$ 6.351. Saiba quanto receber




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário