scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida volta apenas em 2021: Como ficam os pagamentos dos benefícios INSS?

Vale destacar que a comprovação de vida está suspensa somente para quem deveria ter realizado o procedimento a partir de março.



Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março e dezembro desse ano, não vão ter seus benefícios bloqueados, isso porque o governo prorrogou a interrupção do bloqueio de pagamentos de aposentarias e pensões até o fim de janeiro de 2021.

Assim, a cobrança da prova de vida deve voltar somente no ano que vem, sem nenhuma suspensão ou interrupção dos créditos de benefícios previdenciários por falta de comprovação de vida. Isso vale tanto para quem mora no Brasil como para residentes no exterior.

A Portaria 1.186 que determina a prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 30. Vale destacar que a prova de vida está suspensa somente para quem deveria ter realizado o procedimento a partir de março.

Aqueles beneficiários que já estavam em falta com o cadastramento anual antes de fevereiro devem regularizar a situação. Quem não faz a prova de vida tem os pagamentos suspensos, e se não houver reativação, o segurado tem seu benefício cancelado.

Como fazer a prova de vida do INSS?

A comprovação de vida é feita de forma presencial na instituição bancária em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício, em uma agência do INSS, ou ainda em embaixadas e consulados no caso de quem mora fora do país.

Os aposentados e pensionistas com dificuldades de locomoção podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Segundo a Portaria 1.186, a interrupção da comprovação de vida não prejudica a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o instituto e a rede bancária pagadora de benefícios.

O que significa que a comprovação de vida junto à rede bancária está sendo realizada normalmente, mesmo com a prorrogação, e o beneficiário que quiser realizar o recadastramento não é impedido.

O que levar para fazer prova de vida?

  • Os beneficiários precisam comparecer na instituição bancária ou agência INSS portando documento oficial com foto para renovar a senha;
  • Vale lembrar que alguns bancos permitem que a comprovação seja feita por meio de caixas eletrônicos, pelo internet banking, ou outros canais mais acessíveis, entre em contato com o seu banco para saber das formas disponilizadas.

O recadastramento anual é obrigatório para o pagamento de aposentadoria e pensões do INSS, porém, neste ano, por causa da pandemia de covid-19 a exigência já foi prorrogada por três vezes.

Veja também: Bancos aumentam valor do empréstimo consignado para até 40% do benefício INSS




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário