scorecardresearch ghost pixel



Quais são as chances de aprovação do 14º salário do INSS ainda em 2020? Senador Paulo Paim responde

Proposta foi criada como medida de enfrentamento da pandemia, devido ao adiantamento do 13º salário. Saiba quais são as chances do pagamento sair ainda neste ano.



Para amenizar os efeitos da crise econômica decorrente da pandemia, o Governo Federal liberou diversas medidas de suporte financeiro para a população. Uma delas foi o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com o pagamento antecipado do benefício, muitas pessoas não poderão contar com o dinheiro extra que é sempre muito útil no fim de ano, época em que os gastos costumam aumentar. Para resolver a situação, uma proposta em discussão no Congresso propõe a criação do 14ª salário do INSS em 2020.

No entanto, até o momento, não há uma definição sobre a aprovação do benefício ainda neste ano. Ao serem questionados sobre o assunto, técnicos da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho disseram que ainda não há nenhum estudo relacionado à criação do abono.

14º salário do INSS pode ser aprovado ainda em 2020?

Recentemente, o senador Paulo Paim, que também é o relator da proposta, concedeu uma entrevista para o canal Consulta Pública, no Youtube, na qual respondeu diversas perguntas sobre a criação do 14º salário. Entre elas, o senador mencionou quais são as chances de aprovação do abono para aposentados e pensionistas ainda em 2020.

“Estou há muito tempo no congresso, e tenho noção clara de como as coisas acontecem lá dentro. Só que estamos em época de pandemia, e as comissões não estão funcionando. E é um tema polêmico para o governo. Assim, para passar pelo Congresso um projeto como esse, precisa passar para a maioria. E a maioria não entende assim e não deu a urgência para o projeto que gostaríamos. E já estamos chegando no fim de 2020”, disse.

Sendo assim, Paim acredita que há poucas chances de aprovação do Projeto de Lei ainda neste ano, mesmo com a proposição de Medida Provisória, o que garantiria mais agilidade ao processo. “Não há de forma objetiva e realista achar que o projeto vai passar pelo Senado, vai passar na Câmara, vai para sanção do Presidente e ele vai sancionar ainda em 2020. Então, eu diria que não é impossível, mas é muito difícil que o projeto seja aprovado ainda este ano”, completou o senador.

Apesar da mobilização no Senado para que a proposta se torne medida provisória para ser aprovada mais rápido, é baixa a possibilidade do abono extra sair ainda em 2020. Isso porque tanto a equipe econômica quanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se recusam a realizar mudanças no orçamento para 2020, principalmente devido à uma possível quebra do teto de gastos.

Projeto reuniu mais de 20 mil assinaturas

Paim comentou em suas redes sociais que a população apoia a criação do abono para beneficiários do INSS. “O DataSenado mostra que a maioria concorda com a criação do 14º salário para aposentados e pensionistas. 70% ganham um salário mínimo. Com a pandemia, a crise piorou. É uma questão de justiça”, declarou.

Vale destacar que a proposta foi desenvolvida a partir de uma Ideia Legislativa, de autoria do advogado paulista Sandro Gonçalves. O texto recebeu mais de 20 mil assinaturas durante a etapa de consulta virtual, fazendo com que o projeto fosse imediatamente encaminhado para análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Leia também: 13º salário do INSS será antecipado em 2021? Saiba como o benefício vai funcionar no próximo ano




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário