scorecardresearch ghost pixel



Quer morar no Canadá? Universidades recrutam brasileiros e oferecem bolsas

Instituições selecionam profissionais para os programas de pesquisa que abrangem cinco áreas de estudo. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de janeiro.



Se você deseja morar/estudar em outro país, essa pode ser a sua chance! A Université Laval e o Institut National de la Recherche Scientifique (INRS) selecionam brasileiros para fazer mestrado e doutorado em 2021. As oportunidades são para a cidade de Québec, no Canadá.

As instituições oferecem programas de pesquisa em cinco áreas: Ciências da Água, Ciências da Saúde, Ciências da Terra, Estudos Populacionais (Demografia e Sociologia) e Mobilização e Transferência de Conhecimentos (Ciências Humanas/Sociais). E o melhor, as duas universidades oferecem bolsas de estudo para os brasileiros.

Ficou interessado? As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste site até o dia 4 de janeiro. A seleção dos estudantes será feita pela agência Québec Internacional. Confira os requisitos para participar!

Processo seletivo

Os programas de cada instituição e área de estudo possuem pré-requisitos diferentes. Contudo, embora a inscrição possa ser feita em francês ou inglês, os candidatos precisarão de um bom nível do idioma francês. A Québec Internacional recomenda que os interessados tenham nível intermediário da língua.

Após a pré-seleção feita pela agência, os profissionais passarão por entrevista virtual com representantes das instituições entre o dia 1º e 5 de fevereiro. Durante o processo, não será necessário ter documentos de imigração para participar.

Os pedidos para ajuda ou isenção de custos, segundo a diretora de mobilidade internacional da Québec International, Sara Tapia, devem ser feitos após a resposta positiva do orientador do projeto de pesquisa. “Em relação ao financiamento, será o orientador quem informará o candidato aprovado sobre a obtenção da bolsa e também quem fará os procedimentos necessários para recebê-la”, explica Tapia.

Para saber mais informações sobre as bolsas da Université Laval, acesse essa página. Para a Institut National de la Recherche Scientifique, basta entrar neste site. “Não há uma quantidade específica de bolsas por nível. Em ambas as universidades, algumas bolsas são limitadas, mas todos os alunos de doutorado têm o direito de solicitar bolsas de isenção de taxas de estudo”, ressalta a diretora.

Leia também: Gi Group abre 4.991 vagas de emprego pelo Brasil; Envie seu currículo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário