scorecardresearch ghost pixel



Quanto custa morar sozinho? O que comprar e os maiores gastos

Já vale avisar que não é barato nem fácil, mas isso depende de como você se organiza financeiramente para atender suas necessidades.



Uma das maiores realizações do jovem brasileiro é conseguir morar sozinho. Não é um caminho que apenas indica liberdade de ir e vir quando quiser, ou de ter um lugar onde as próprias decisões reinam, mas principalmente é o significado da independência financeira. Representa uma grande vitória em um país de custos tão caros. Mas, afinal, quanto custa morar sozinho?

Já vale avisar que não é barato nem fácil. Você é responsável por todas as ações de sobrevivência que talvez antes eram compartilhadas entre os membros da casa dos seus pais ou responsáveis. Lembre-se que você é o único encarregado de comprar comida, materiais de limpeza, de limpar a casa, lavar a roupa, lavar a louça, levar os pets para passear (caso tenha) e cozinhar para você mesmo.

Isso, se quiser economizar, já que contratar alguém para lidar com os serviços de limpeza e ainda ter que gastar dinheiro comendo fora, em restaurantes ou viver de fast food e comidas de preparo instantâneo, pode sair caro. Não somente para o seu bolso mas também para a sua saúde, visto que você gasta dinheiro aumentando o seu colesterol e contribui para um futuro gasto maior com tratamento médico.

Alimentação é coisa séria e deve estar entre suas prioridades de gastos. Além disso, não dá para fugir da cobrança do aluguel ou do condomínio, dos boletos de energia elétrica, água, gás e internet. Veja a seguir, quanto custa morar sozinho, o que comprar e os maiores gastos.

Quanto custa morar sozinho

1 – Casa própria ou aluguel

A localização e o tamanho do imóvel são os dois fatores que mais influenciam no preço do aluguel e da casa, se estiver pensando em comprar o espaço. Locais próximos ao centro da cidade, perto de muitas facilidades, como de supermercados, parques, shopping centers e restaurantes costumam ter o metro quadrado mais caro.

Também deve ser levado em consideração quanto tempo e dinheiro com transporte você gastaria indo da sua nova moradia até o seu trabalho. Em muitos casos, pagar um pouco mais para morar perto da empresa é vantajoso, pois ajuda a economizar com transporte e pode te oferecer mais qualidade de vida.

Antes de assumir um compromisso de morar sozinho, veja o que fica mais em conta para você, comprar uma casa ou alugar um imóvel, conforme suas necessidades e dinheiro disponível para gastar.

2 – Gastos essenciais

Enfrente os boletos da vida real. O mundo dos seriados e filmes geralmente foca na parte divertida da vida de quem mora por conta própria, mas a realidade é cheia de contas.

É preciso ter dinheiro para arcar com valores de uma casa, por exemplo, o aluguel ou o IPTU de uma residência própria, além dos itens indispensáveis para se manter: água, energia elétrica, gás, internet e até o plano mensal do celular.

3 – Alimentação

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), os brasileiros gastam cerca de 22% da renda com alimentação, no caso de família mais pobres, e 7,6% se tratando de famílias no topo da pirâmide. O que mostra que a comida pode sair caro, principalmente, para quem mora sozinho e não tem muito dinheiro.

Contudo, não tente economizar muito na hora de comprar frutas, verduras, grãos e carnes – nesse último caso, se não for vegetariano ou vegano. Lembre-se que uma alimentação saudável e equilibrada, com menos repetições de cardápio e menos frituras, é essencial para que você mantenha suas atividades do dia a dia.

Se ficar doente, não terá como continuar morando sozinho e pagar as contas. Então, cuide de si mesmo e coma com qualidade.

4 – Mercado

Produtos de higiene pessoal, como sabonetes, shampoos e desodorante são essenciais para as compras no mercado, assim como de sabão em pó para lavar roupas, desinfetantes e detergentes. Caso não esteja familiarizado com os preços dos itens, pergunte para pessoas mais velhas, ou que tenham o hábito de ir frequentemente ao supermercado, o que está caro e o que está barato.

Também fique atento às promoções e dias de oferta dos supermercados.

5 – Educação

Você também deve considerar o investimento em cursos e conteúdos para crescer na sua carreira profissional. Se quiser receber mais no futuro, conquistar uma promoção no trabalho ou encontrar outro emprego, vai precisar estar melhor qualificado. Guarde dinheiro e invista em suas ambições para o futuro.

6 – Lazer

Como ninguém é de ferro e existe a procura pelo prazer de morar sozinho, os gastos com lazer, como com serviços de streaming, Netflix e Spotify, por exemplo, devem entrar no seu orçamento mensal. Assim como os gastos com cinemas, bares, festinhas com amigos e planos de viagem.

Veja também: O que é mindfulness: Saiba como a atenção plena pode ajudar na produtividade e vida financeira




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário