Em 8 de dezembro, a Caixa Econômica Federal começou o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) 2020-2021. O depósito na conta poupança social da Caixa é feito para os trabalhadores não correntistas do banco, ou seja, que não possuem conta corrente ou poupança da Caixa.
Como funciona a nova poupança social Caixa?
A conta poupança social digital da Caixa é aberta automaticamente e com zero custos. Além disso, não é preciso apresentar documentos e nem ir até uma agência da Caixa. Os seus recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.
As contas digitais ficaram conhecidas pelo pagamento do auxílio emergencial e de outros programas sociais, agora também o abono salarial.
Segundo a Caixa Econômica Federal, a nova poupança social possibilitará com que os cidadãos façam movimentações de dinheiro sem necessidade do saque integral.
A conta poupança social digital da Caixa possui R$ 5 mil de limite mensal para movimentação no aplicativo Caixa Tem. Na plataforma, é possível fazer compras via QR Code, cartão de débito virtual, além do pagamento de boletos e contas (água, luz, telefone e gás).
Pagamento do abono salarial do PIS em outras contas
Os trabalhadores que possuem conta na Caixa Econômica Federal terão o abono salarial depositado nas contas existentes. Essas quantias poderão ser movimentadas com o cartão da conta, no internet banking e app da Caixa.
Agora, aqueles que não tiveram o crédito na conta poupança social digital ou em outra conta já existente deverão fazer as retiradas nos terminais de autoatendimento, agências e correspondentes Caixa Aqui, com uso do cartão do cidadão e senha.
É válido lembrar que o PIS é pago aos trabalhadores da iniciativa privada, pela Caixa Econômica Federal. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é destinado aos servidores públicos, sendo depositado por meio do Banco do Brasil.
Veja ainda: FGTS libera pagamentos a partir de R$ 2.000 em nova modalidade; Confira