scorecardresearch ghost pixel



CadÚnico totalmente digital em 2021? Saiba mais sobre a proposta

Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal reúne informações de brasileiros em situação de vulnerabilidade para oferecer assistência social.



Vários serviços prestados à população pelo governo federal foram paralisados ou reduzidos durante a pandemia de coronavírus. O objetivo é evitar aglomerações e reduzir o risco de disseminação da doença, que matou mais de 212 mil brasileiros até o momento.

Responsável por realizar o cadastro de famílias de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um exemplo de local que paralisou o atendimento presencial. Atualmente, milhões de famílias brasileiros dependem da assistência social oferecida pelo programa.

Para evitar a interrupção de um serviço tão essencial, a senadora Elizane Gama (Cidadania-MA) propôs a criação de um CadÚnico totalmente digital. Com ele, o processo de inscrição ocorreria de forma 100% automatizada, reduzindo as chances de fraude.

Segundo a Senadora, cerca de 46 milhões de brasileiros ou ¼ da população do país se encontram em situação de vulnerabilidade. Essas pessoas são considerados “invisíveis” pelo governo, e muitas delas contam com irregularidades no CPF.

Como consultar o Cadastro Único

No momento, existem três formas de consultar uma inscrição no Cadastro Único:

  • Aplicativo “Meu CadÚnico” (disponível para Android e iOS);
  • Site Meu CadÚnico;
  • Telefone 0800-707-2003.

Leia mais: Aplicativo Meu CadÚnico libera 6 funções que facilitam acesso ao programa. Veja quem pode se inscrever




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário