scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro do Bolsa Família não será bloqueado por mais 90 dias. Veja calendário de 2021 completo

Dessa forma, nenhuma família que estiver com o cadastro desatualizado precisa ir aos centros de atendimento.



O governo federal suspendeu os cancelamentos do programa Bolsa Família por 90 dias, pois as revisões e atualizações do Cadastro Único foram interrompidos. Dessa forma, nenhuma família que estiver com o cadastro desatualizado precisa ir aos centros de atendimento, pois o dinheiro não será bloqueado por esse motivo.

Publicada na última quinta-feira, 20, a portaria n° 591 prorroga o prazo de suspensão determinado por outra portaria n° 443, de 20 de julho de 2020, que foi de 180 dias. A medida foi tomada para evitar as aglomerações e consequentemente a infecção das famílias por covid-19.

Assim, permanecem suspensos os procedimentos como revisão cadastral e aplicações das ações de bloqueios bem como suspensão e cancelamento de ajuda financeira por causa de descumprimento de regras de gestão do Bolsa Família.

De acordo com o Ministério da Cidadania, ” A prorrogação dos procedimentos operacionais e de gestão dos programas sociais do governo federal tem o objetivo de proteger as famílias beneficiárias e os funcionários das unidades de cadastro, para que não se formem filas e aglomerações e não haja exposição ao novo coronavírus.”

​Exceções

Embora o suspensão de cadastros no Bolsa Família tenha sido interrompida, existem casos em que isso não pode acontecer. O cancelamento de benefícios continuam acontecendo normalmente nas seguintes situações:

  • Casos de fraude cadastral;
  • Por causa de posse de beneficiário em cargo eletivo;
  • Em razão de alteração cadastral feita por meio de declarações prestadas pelas famílias no Cadastro Único.

Pagamentos pelo Caixa Tem

O Bolsa Família está tendo seu pagamento migrado para a poupança social da Caixa desde dezembro de 2020, o acesso do dinheiro pode ser feito por meio do aplicativo Caixa Tem.

Segundo o governo, mais de nove milhões de beneficiários que ainda não têm conta bancária poderão receber o benefício através de crédito na conta digital ou continuar fazendo o saque usando o cartão Bolsa Família.

Calendário do Bolsa Família 2021

De acordo com o calendário federal, os beneficiários com NIS de finais 9 e 0 começaram a receber o Bolsa Família pela conta poupança digital em dezembro. Em janeiro, está sendo a vez dos benefícios com NIS de finais 6, 7 e 8.

Já em fevereiro, a mudança será para os beneficiários de NIS com finais 3, 4 e 5, e termina em março, para NIS de finais 1 e 2. Veja abaixo o calendário completo para recebimento do Bolsa Família ao longo de todo 2021.

Calendário Bolsa Família 2021
Fonte: Ministério da Cidadania

Veja também: Empréstimo do Bolsa Família libera até R$ 15 mil em 2021. Entenda como funciona




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário